Novo Windows terá tela sensível

Penny

Após supostas imagens da nova versão do Windows terem surgido na internet, a Microsoft anunciou na semana passada que seu próximo sistema operacional terá recursos para telas sensíveis ao toque. Os principais executivos da empresa, o presidente, Bill Gates, e o CEO, Steve Ballmer, disseram que o Windows 7 será “multitoque” e está previsto para chegar ao mercado no final de 2009.

A possibilidade de usar o toque para controlar telas de computador poderia ajudar a revolucionar o conceito de PCs de mesa, já que seriam alternativa aos atuais teclado e mouse.

O anúncio foi feito na conferência “D: All Things Digital”, um encontro anual da elite da computação promovido pelo jornal americano The Wall Street Journal em San Diego. De acordo com Ballmer, controlar telas com os dedos é uma das formas encontradas pela Microsoft para melhorar o Windows.

Na verdade, a empresa de Redmond segue o caminho aberto pela concorrente Apple, que fez da tela sensível a principal atração do iPhone, aparelho que combina telefone móvel, computador de mão e ponto de acesso à internet. Em 11 meses, foram vendidos 6 milhões de iPhones no mundo.

Após uma década de desenvolvimento, Bill Gates disse que novas formas de interagir com computadores além do teclado e mouse já estão prontas para chegar ao mercado. “Estamos num momento interessante em que quase toda a interação com as máquinas se dá pelos periféricos. Isso vai mudar com os anos e todos os sentidos humanos serão empregados”, afirma o presidente da Microsoft.

Ele se refere a tecnologias que dão a usuários a habilidade de controlar computadores com comando de voz, detectar e distribuir diferentes tipos de imagens e utilizar tinta eletrônica em vez de digitar.

Mesa-computador

A Microsoft já apresentou antes do Windows 7 outros projetos com telas sensíveis. O principal deles é o Surface, que transformava mesas em computadores e permitia ao usuário interagir apenas com as mãos. Há também o TouchWall, para telas dedicadas, e os Tablet PCs, para notebooks com telas sensíveis.

Para demonstrar as capacidades do novo Windows 7, a Microsoft mostrou um novo aplicativo chamado “Touchable Paint”, que permite a usuários colorir desenhos com os dedos, bem como organizar fotos ou navegar por mapas com o toque.

“Não se trata de substituir completamente o mouse”, afirmou a vice-presidente e gerente do Windows Experience Program Management, Julie Larson-Green. Ballmer disse que a Microsoft está tentando aprender com as reações ao Windows Vista, a versão atual do sistema operacional, que sofre resistência desde o lançamento, em janeiro do ano passado. “As pessoas demoraram para utilizá-lo.” Para ele, mudou a forma de as pessoas interagirem com o sistema. As informações são do O Estado de S. Paulo/Link

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/sistema-operacional/windows/novo-windows-tera-tela-sensivel/" text="Novo Windows terá tela sensível"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio