WUBI – Instalar Linux numa partição do Windows

Alyen

Wubi é um instalador livre e oficial da distribuição do Ubuntu Linux para sistemas operativos Windows, sob a licença GNU/GPL.

Através do WUBI, um utilizador pode proceder à instalação de um Linux (Ubuntu, Kubuntu, etc) de forma bastante facilitada. Normalmente um dos factores que leva um utilizador a não instalar o Linux é a preocupação de perder toda a informação que tem em disco.

Para mim, o passo crítico numa instalação Linux para muitos utilizadores, é quando são confrontados em ter de criar/eliminar/modificar partições para instalarem o Linux.

Por forma a ultrapassar este “medo” na criação de partições e perder toda a informação do disco por causa de uma configuração mal efectuada, foi criado o Wubi. A grande vantagem deste software é mesmo a possibilidade de instalar uma distro Linux, numa partição Windows pré-existente, sem a necessidade de criar qualquer tipo de partições.

Após instalar por exemplo o Ubuntu pelo Wubi, cada vez que reiniciar a sua máquina o utilizador terá a possibilidade de escolher se quer arrancar com o Windows ou com o Ubuntu.

É também possível desinstalar o Wubi a partir do Windows.

A ideia deste software parece-nos bastante interessante e talvez seja uma boa forma de fazer com que os utilizadores usem cada vez mais software livre.

Fonte: http://www.pplware.com/
Licença: GNU
Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista
Download: [download#8] [1.1MB]
Homepage: WUBI

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/sistema-operacional/windows/wubi-instalar-linux-numa-particao-windows/" text="WUBI – Instalar Linux numa partição do Windows"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio