Desativando núcleos do Intel Core i7

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No site TweakTown foi publicado um interessante artigo sobre a influencia da desativação dos núcleos do novo processador Nehalem da Intel na renderização 3D. Os resultados podem ser extrapolados para outros processadores de multiplos núcleos.
Aproveitando a capacidade do BIOS da placa Gigabyte EX58-UD5 que permite a desativação de núcleos, os testes nos mostram a performance 3D com um, dois, três ou quatro núcleos conectados, mantendo a frequencia, o bus frontal e a velocidade da memória.

A máquina de teste foi equipada com um processador Core i7 920 a 3,8 GHz, uma placa Gigabyte com chipset Intel X58, com 6 GB de memória OCZ, uma placa ATI Radeon 4870 X2, um disco rígido Velociraptor e o Vista SP1 de 64 bits.

Com resoluções de 1680 x 1050, 1920 x 1200 e 2560 x 1600 pixels eles usaram benchmarks como o 3DMark Vantage e jogos como Crysis Warhead, FarCry 2 ou World in Conflict.

Infelizmente (e como era de se esperar), nos resultados executando jogos a placa gráfica foi o único componente quem marcou alguma diferença, confirmando que não existe melhoria alguma utilizando um ou quatro núcleos do Core i7, o que por sua vez mostra a necessidade de uma programação específica para o total aproveitamento das capidades do processador.

i7core g 07.thumbnail - Desativando núcleos do Intel Core i7

O caso do 3Dmark Vantage já é um pouco diferente, mas indiscutivelmente ele deveria melhorar com aplicações otimizadas. Com quatro núcleos ativados, a performance aumentou cerca de 50% em relação aos resultados quando apenas um núcleo está ativo.

i7core g 01.thumbnail - Desativando núcleos do Intel Core i7

Um ponto curioso é que eles destacaram que o consumo de enrgia do equipamento não registrou uma variação quando os núcleos de processamento foram desativados.

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