Ubuntu Linux 9.10 inicia o PC em cinco segundos

Alyen
Ubuntu Linux 9.10 inicia o PC em cinco segundos
Votar

Um dos principais destaques da próxima versão do Ubuntu (9.10), a ser lançada em outubro com o codinome Karmic Koala, será o tempo de boot reduzido. Segundo informações do site Ars Technica, o sistema poderá dar boot em até 5 segundos em máquinas equipadas com discos de estado sólido (SSDs), graças a um sistema que faz a “pré-leitura” de dados que serão necessários no processo de boot e um sistema de paralelização do processo de inicialização.

A distribuição também terá, como padrão, o gerenciador de boot GRUB2 e o sistema de arquivos Ext4, substituindo o Ext3 usado na maioria das distribuições Linux modernas. A versão “Alpha 6” da distribuição foi lançada há alguns dias, com o primeiro beta programado para primeiro de outubro, e a versão final para 29 de Outubro.

Mark Shuttleworth, o presidente da Canonical, empresa que antém o Ubuntu, já definiu o codinome para a próxima versão da distribuição, após o Karmic Coala. Numa mensagem em vídeo aos participantes da conferência UbuCon em Atlanta, nos EUA, Shuttleworth revelou que o Ubuntu 10.04, que deverá ser lançado em abril do ano que vem, será conhecido como “Lucid Lynx”, mantendo a tradição de “adjetivo + animal”. Esta será a terceira versão com suporte de longo prazo (LTS), e será baseada no ambiente desktop Gnome 2.0. O vídeo, disponível no site da ZDNet, pode ser visto pelo atalho tinyurl.com/nvbsr7.

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend