Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX

Alyen

Na última terça-feira (25 de maio) a Intel anunciou oficialmente os processadores Nehalem-EX, voltados para servidores de alto porte. Território habitado principalmente por processadores RISC, cenário que a Intel busca mudar.

O Nehalem-EX é baseado numa versão anabolizada da microarquitetura Nehalem (dos Core i7 e Xeon série 5500). Será um Octal Core ( 8 núcleos ) de 16 Threads (graças ao Hyper Threading que permite que cada núcleo execute dois threads simultaneamente) monolítico feito no processo de 45nm com 24MB de cache L3 compartilhado por todos os núcleos, controladora de memória Quad Channel e quatro links QPI para interconexão com outros processadores.

dieshot - Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX

Diagrama interno do chip de 8 núcleos. Um dos maiores da história, com 2.3 Bilhões de transistores.

Com quarto links QPI será possível a interconexão total entre quatro sockets, permitindo que cada processador se comunique diretamente com qualquer um dos outros. Ou interconexão entre 8 sockets com apenas um “hop”, assim há no máximo 1 processador no meio do caminho para comunicação entre quaisquer processadores, sendo que 3 podem ser acessados diretamente.

Diagramas de interconexão entre 4 e 8 sockets:

4p diagram - Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX

8p diagram - Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX

Além de oferecer 4 canais de memória por socket, cada canal poderá receber até 4 módulos de memória, graças ao uso do “Intel Scalable Memory Buffer”. Em vez de utilizar memórias FB-DIMM, que possuem Buffers nos módulos (criticados devido ao alto consumo energético), a introdução do ISMB permitirá o uso de módulos DDR3 “registrados” (RDDR3), mais baratos e energeticamente eficientes.

normal nehalem ex performance.thumbnail - Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX

Os novos sistemas, oferecerão de 1,7 vezes a 2,5 vezes a performance dos atuais sistemas de 4 sockets, equipados com processadores Xeon série 7400 codinome Dunnington (de 6 núcleos) e 9 vezes a largura de banda de memória, graças à integração da controladora de memória dentro de cada processador, contra o tradicional (e ultrapassado) arranjo de apenas uma controladora de memória para todos os processadores.

128threads - Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX

Clique aqui para ver uma demonstração de uma máquina de 8 sockets, preenchida com 8 processadores Octal Core com HT, para um total de 128 Threads.
E quem quiser, pode assistir à palestra de lançamento clicando aqui.

A produção em larga escala do Nehalem-EX deve começar já no segundo semestre de 2009, porém as máquinas equipadas com estes processadores só devem chegar ao mercado no início de 2010.

Fonte: Intel Press Release

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/destaques/intel-anuncia-oficialmente-os-processadores-nehalem-ex/" text="Intel anuncia oficialmente os processadores Nehalem-EX"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio