Symantec descobre vírus que grava conversas do Skype

Alyen
Votar

virusouvindoA grande maioria dos usuários do programa de chamadas de voz via VoIP Skype não sabem, mas a conversa realizada entre o programa e um telefone normal ou outro usuário do Skype é sempre criptografada. Isso significa que mesmo que alguém intercepte os pacotes de dados transmitidos pela conversa, não vai conseguir ouvir nada além de um monte de ruído. O único jeito de conseguir ouvir ao menos parte da conversa é gravar a voz através de um programa (e existem vários, gratuitos e pagos) antes que ela seja transmitida.

A empresa de segurança Symantec descobriu na quinta-feira passada (27) um vírus com esse exato objetivo. Segundo eles, o Trojan.Peskyspy pode ser considerado a primeira escuta na forma de um cavalo-de-tróia. Ele faz isso ao se ligar com várias chamadas de API do Windows responsáveis por entrada e saída de áudio, ultrapassando assim as proteções do Skype e gravando os dois lados da conversa no formato MP3 e armazenando no computador. A parte assustadora vem agora: o vírus também tem uma backdoor, porta de acesso programada pelo hacker, que faz com que ele envie os arquivos MP3 para um servidor determinado.

Segundo a Symantec esse não é um vírus replicador, que se espalha através da rede interna ou por pendrives, mas é possível que variações dele contendo essas características apareçam no futuro.

via Slashdot / Symantec Security Response

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2019 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend