X48C Platinum: recurso especial para suportar DDR2 e DDR3

Alyen
X48C Platinum: recurso especial para suportar DDR2 e DDR3
Votar

A maioria das fabricantes de placas-mãe focaram suporte a memórias do tipo DDR3 em seus produtos baseados no chipset Intel X48, embora com algumas modificações nas mesmas poderia estender o suporte a memórias DDR2. Isto é um procedimento feito à margem das recomendações da Intel e certas fabricantes não estão acostumadas a romper proibições similares.

Assim, é extremamente raro encontrar placas-mãe baseadas no chipset Intel X48 que tenham suporte alternado entre memórias DDR2 e DDR3. Nesse pequeníssimo conjunto, encontra-se a X48C Platinum fabricada pela MSI. Ela traz dois slots DIMM (o primeiro e o quarto da esquerda para a direita) para memórias do tipo DDR2 e os outros quatro (o segundo, o terceiro, o quinto e o sexto) destinado às memórias DDR3.

O modelo já apareceu esta semana nas lojas japonesas, o que permitiu estudar seus recursos especiais para suportar os dois tipos de memória. Vamos começar pelo fato de que há duas plaquinhas “switchboard” que devem ser instaladas em um dos slots DIMM vazios próximos, dependendo do tipo de memória utilizada.

Se dois módulos de memória DDR2 estão instalados nos slots DIMM1 e DIMM4, as plaquinhas devem ser colocadas nos slots DIMM2 e DIMM5. Com o uso de DDR3, as duas plaquinhas são instaladas nos slots DIMM1 e DIMM4 independente da quantidade de módulos.

No Japão, a MSI X48C Platinum é vendida a partir de US$ 292. Apesar dessa solução ser de certo modo interessante do ponto de vista da praticidade e da flexibilidade, placas-mãe orientadas a só um tipo de memória algumas vezes demonstram maior desempenho e estabilidade.

Fonte: Overclockers.ru

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend