Intel Light Peak, redes fibra ópticas, até 100 Gbps

Alyen

Intel Light Peak - Intel Light Peak, redes fibra ópticas, até 100 Gbps

Na IDF 2009 tivemos bastante novidades, e entre elas destaca o Intel Light Peak, uma nova tecnologia para redes locais que promete velocidades de transferência de até 100 Gbps – 12,5 GB/s o que faria possível passar em coisa de dois segundos todo um disco Blu-ray desde um computador a outro.

Isso é possível graças a uma nova tecnologia proprietária da Intel que faz uso de pulsos de luz, em lugar de impulsos elétricos através de pares de cobre dentro dos cabos ethernet. A nova tecnologia chegará para o próximo ano e se espera que se possam conseguir dispositivos que funcionem a 10 Gbps (1,25GB/s) durante 2010.

Nos próximos anos se iria aperfeiçoando até o máximo teórico da mesma: 100 Gbps. A modo comparativo, as redes locais atuais trabalham a 0,01, 0,1 e 1 Gbps.

via noticias3d.com

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel/intel-light-peak-redes-fibra-opticas-100-gbps/" text="Intel Light Peak, redes fibra ópticas, até 100 Gbps"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio