Dados sobre CPUs Intel com 8 núcleos e AVX

Alyen

Segundo vários slides mostrados dos planos da Intel no futuro, os processadores Core i7 da Intel receberão uma redução do processo de fabricação dos 45 nm a 32 nm. Para o 2010 chegaria uma arquitetura nova conhecida em clave como Sandy Bridge, e que duplicará o número de núcleos a 8. Conservará o HyperThreading, pelo que disporá da capacidade de executar 16 subprocesos, e contará com uma caché de terceiro nível de 16 MB compartilhada para todos os núcleos.

Sandy Bridge também contará com um novo jogo de instruções chamado AVX (Advanced Vector Extensions) e que superará às SSE dos Core 2 e Core i7. Este AVX estenderá o tamanho das instruções a 256 bits, e opcionalmente realizará como quatro cálculos numa só instrução. Também se poderá estender e ampliar com novo código ao longo do tempo, sem necessidade de mudar o hardware em si. Estas extensões AVX deveriam melhorar o rendimento de codificação multimídia, modelado 3D e outros terrenos onde se tenha usado matemáticas baseada em vectores para melhorar o rendimento.

Para o 2012 se apresentaria o Haswell, uma arquitetura de 22 nm com mais mudanças, como um novo sistema de caché e administração de energia “revolucionária”. Também contaria com a possibilidade de somar e multiplicar numa só instrução, e poderia supor a aparição de código mais simples do que com os processadores que só possam executar uma operação ao mesmo tempo.

Espera-se que Intel vá confirmando alguns ou todos os dados apresentados no próximo IDF, orientado principalmente para o novo Core i7.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel/dados-sobre-cpus-intel-8-nucleos-avx/" text="Dados sobre CPUs Intel com 8 núcleos e AVX"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio