Dados sobre CPUs Intel com 8 núcleos e AVX

Alyen
Rate this post

Segundo vários slides mostrados dos planos da Intel no futuro, os processadores Core i7 da Intel receberão uma redução do processo de fabricação dos 45 nm a 32 nm. Para o 2010 chegaria uma arquitetura nova conhecida em clave como Sandy Bridge, e que duplicará o número de núcleos a 8. Conservará o HyperThreading, pelo que disporá da capacidade de executar 16 subprocesos, e contará com uma caché de terceiro nível de 16 MB compartilhada para todos os núcleos.

Sandy Bridge também contará com um novo jogo de instruções chamado AVX (Advanced Vector Extensions) e que superará às SSE dos Core 2 e Core i7. Este AVX estenderá o tamanho das instruções a 256 bits, e opcionalmente realizará como quatro cálculos numa só instrução. Também se poderá estender e ampliar com novo código ao longo do tempo, sem necessidade de mudar o hardware em si. Estas extensões AVX deveriam melhorar o rendimento de codificação multimídia, modelado 3D e outros terrenos onde se tenha usado matemáticas baseada em vectores para melhorar o rendimento.

Para o 2012 se apresentaria o Haswell, uma arquitetura de 22 nm com mais mudanças, como um novo sistema de caché e administração de energia “revolucionária”. Também contaria com a possibilidade de somar e multiplicar numa só instrução, e poderia supor a aparição de código mais simples do que com os processadores que só possam executar uma operação ao mesmo tempo.

Espera-se que Intel vá confirmando alguns ou todos os dados apresentados no próximo IDF, orientado principalmente para o novo Core i7.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel/dados-sobre-cpus-intel-8-nucleos-avx/" text="Dados sobre CPUs Intel com 8 núcleos e AVX"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2022 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio