Intel demonstra processadores de 32 nm

Painkiller

intel chip 32nm foto 1 - Intel demonstra processadores de 32 nm

A influência da crise econômica mundial foi tão forte nos negócios da Intel que a companhia decidiu descrever oficialmente  as mudanças nos planos para acelerar a passagem à tecnologia de 32 nm. Ontem, a apresentação de ontem não apenas permitiu aos jornalistas e analistas a convencerem-se de todas as prévias a respeito dos processadores Clarkdale, Arrandale e Gulftown de 32 nm como também viram os processadores desktop e mobile de 32 nm em ação.

Na primeira foto acima é possível observar o layout dual-chip do processador binuclear da Intel com núcleo gráfico integrado. O die maior corresponde ao “setor chipset” onde se encontra o controlador de memória e o núcleo gráfico integrados e que será lançado sob processo de 45 nm. O par de núcleos de processamento são colocados no die menor, produzido sob 32 nm.

De acordo com funcionários da Intel, o layout multi-chip não diminui o nível de desempenho em comparação a uma solução monolítica, desde que o controlador de memória e o núcleo gráfico estejam localizados em um único die. A propósito, segundo os correspondentes do site EE Times com base em afirmações de funcionários da AMD, esta companhia lançará seus primeiros processadores de 32 nm em 2011. As versões com núcleo gráfico integrado terão die monolítico.


A passagem para o processo técnico de 32 nm possibilitará à Intel uma diminuição das dimensões dos elementos em 70% e a taxa de mudança de transistores cai 22%. Essas evoluções dirigem-se à redução no consumo de energia, além de tecnologias que garantem sua economia. Como resultado, os processadores de 32 nm consumirão menos energia elétrica que seus antecessores de 45 nm de nome Core 2 Duo. De fato, é bem conveniente ao segmento mobile.

intel chip 32nm foto 2 - Intel demonstra processadores de 32 nm

A Intel também demonstrou um processador de 32 nm funcional, cuja placa-mãe suporta memórias em dual-channel. Relembrando, os processadores Clarkdale serão compatíveis com placas-mãe com socket LGA 1156. A propósito, os processadores mobile Clarksfield, de 4 núcleos, não desapareceu do roadmap: eles serão lançados no terceiro trimestre de 2009 e destinados apenas a notebooks de alta performance.

Sobre o potencial de freqüência dos processadores de 32 nm foi falado apenas que não mudará em relação os antecessores de 45 nm. Em outras palavras, esse processador binuclear pode operar a 3,33 GHz. A Intel espera gastar aproximadamente US$ 8 bilhões para a preparação da migração aos 32 nm. Os primeiros processadores de 32 nm serão lançados durante o último trimestre de 2009 e no trimestre seguinte deverão aparecer tanto para o mercado desktop quanto mobile. Os modelos server darão as caras só em 2010. Os Atom também serão desenvolvidos sob o novo processo, sempre com o objetivo de reduzir o consumo de energia.

Fonte: Overclockers.ru

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel-demonstra-processadores-32-nm/" text="Intel demonstra processadores de 32 nm"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio