AMD nos apresenta o primeiro Opteron com 16 núcleos

Alyen

Enquanto a maioria está preocupado no estancamento dos processadores atuais, nos quatro núcleos, nas gamas profissionais isso já foi superado. AMD apresentou a evolução de sua gama Opteron para os clientes mais exigentes, oferecendo-lhes uma potência sem igual por cada processador. O novo AMD Opteron 6200 dispõe de nada menos que de 16 núcleos, mas ademais são bem mais eficientes e rápidos do que os de seu predecessor, o 6100.

A gama 6200 consta de 5 processadores repartidos entre os 1,6GHz e os 2,6GHz por cada núcleo. Ademais, ao ser uma gama alta, e pode overclockear decentemente, conseguindo um pico de até 1 GHz mais. Os consumos vão desde os 85W até os 140W por processador.

A série suporta a disparatada quantidade de 384GB de RAM, mas a custo de um grande preço, que ronda os 523 dólares para a versão mais baixa e os 1019 dólares para a mais alta, não está disponível para todos os bolsos, isso seguro.

Pensemos que seguem sendo uns processadores comerciais, e que rondam já as cifras dos usados em supercomputadores atuais, muitos destes não dispõem a mais de 1 TB de RAM.

Não são os únicos que apresentou AMD. Ademais deram a conhecer outra série da gama Opteron, um pouco mais modesta, que segundo a versão pode conter 4, 6 ou 8 processadores, funcionando entre 1.6GHz e 3GHz. A modéstias também se nota no descenso dos preços, estes rondam as cifras de 125 e 377 dólares.

Todos os processadores se baseiam na tecnologia Bulldozer, da que já falamos neste web, conseguem melhoras de rendimento, são um 25% ou mais 30% rápidos.

Via geekpro.es

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/amd/amd-nos-apresenta-o-primeiro-opteron-com-16-nucleos/" text="AMD nos apresenta o primeiro Opteron com 16 núcleos"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio