AMD está desenvolvendo um chipset para o Opteron

Alyen

No momento, se você deseja montar um servidor com um Opteron Barcelona (o primo gordo do Phenom X4) existem duas opções de chipset: NVIDIA e Broadcom. Diferente da Intel, a AMD não tem um chipset próprio que lhe permita fazer uma plataforma 100% AMD, mas se nós podemos acreditar num misterioso slide publicado hoje pelo Tech Report, isso deverá mudar.

08 opteronroadmap - AMD está desenvolvendo um chipset para o Opteron

Como vocês podem ver, na segunda metade de 2009 aparecerá uma plataforma, de codinome Fiorano, integrada por um northbridge AMD (com duas versões: SR5690 e SP5100), por um southbridge AMD S7100 e por uma CPU…adivinhem, também AMD. Mais uma vez, e ainda com base neste slide, este será o companheiro ideal para o Opteron Istambul de 6 núcleos.

Estes chipsets terão Hypertransport 3.0, PCIe 2.0, suporte para hot-plug PCIe e a tecnologia IOMMU (I/O Memory Management Unit) com a qual a AMD promete um aumento radical na performance em ambientes virtualizados, pois as máquinas virtuais poderão interagir com os periféricos através de drivers nativos. Além disso, o IOMMU impede que dispositivos I/O no autorizados acessem a memória.

Neste sentido, o Shangai já promete uns 25% de aumento de velocidade – em relação ao Barcelona – para se mover entre máquinas virtuais, o que por si só já é fantástico, e a combinação dos dois erguerá o cetro de melhor solução de virtualização.

Fonte: ChileHardware

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/amd/amd-desenvolvendo-chipset-opteron/" text="AMD está desenvolvendo um chipset para o Opteron"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio