AMD contenta con el diseño del primer procesador Fusion

Alyen

Chekib Akrout, vice-presidente coorporativo de engenharia de AMD disse:

“Estamos bastante contentes com o que estamos vendo até agora e creio que “Plano” vai realmente a demonstrar o poder das duas fortalezas de AMD: as GPUs e as CPUs x86. O calendário atual é para sua introdução no 2011 pelo que ainda é cedo, mas estamos usando um núcleo de CPU já existente para o primeiro produto e sem fazer grandes mudanças na estrutura de memória, por enquanto nos sentimos bastante seguros de onde nos encontramos com Plano.”

A unidade de processamento acelerado (APU) Plano integraria quatro núcleos de arquitetura Phenom II, 4 MB de caché L3, controlador de memória DDR3-1600, núcleo gráfico DirectX 11 com UVD 3.0, e com PCI Express 2.0 para o suporte de gráficas externas.

Se espera que o processo de fabricação seja de 32 nm, mas não se descartam os 28 nm já que GlobalFoundries tem prevista esta tecnologia para finais do 2010. Por outra parte as CPU atuais de AMD estão feitas mediante o processo SOI e as GPU por um processo mais convencional chamado “bulk”, com o que há uma problemática em sua integração que se espera resolver e que já se previa desde faz tempo.

Por tanto vemos que é uma “fusão” tanto de um processo lógico, como físico de duas arquiteturas que em princípio bastante diferentes. Ainda que por enquanto o primeiro que veremos é a “união” dos diferentes elementos, sem mais objetivo do que seu funcionamento mais ou menos optimo. O verdadeiro Fusion ficará para um futuro mais longínquo.

Fonte:  X-bit labs.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/amd/amd-contenta-con-el-diseno-del-primer-procesador-fusion/" text="AMD contenta con el diseño del primer procesador Fusion"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio