Chips flexíveis: Uma nova era!

Alyen
Chips flexíveis: Uma nova era!
Votar

Normalmente frágeis e quebradiços, os chips de silício não foram feitos para dobrar, mas está aberto o caminho para uma nova geração de dispositivos eletrônicos flexíveis.

Os circuitos flexíveis poderão ser utilizados para construir avançados implantes no cérebro humano, monitores de saúde ou até mesmo roupas especiais.

Chips flexíveis


Escrevendo na revista Science, os pesquisadores americanos dizem que o desempenho do chip é semelhante ao convencional.

“Microeletrônica Silicon foi uma espetacular e bem sucedida tecnologia que tocou quase todas as partes de nossas vidas”, disse o professor John Rogers, da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, um dos autores do documento.

Mas, disse ele, a rígida e frágil natureza do silício tornou muito pouco atraente para muitas aplicações, tais como implantes biomédicos.

“Em muitos casos, você gostaria de integrar a eletrônica confortavelmente numa variedade de formas no corpo humano, mas o corpo humano não tem a forma de uma bolacha de silício”.

O professor Zhenqiang Ma, da Universidade de Wisconsin-Madison, que também trabalha nos circuitos flexíveis de silício, disse que a nova investigação é um “passo importante”.

“Totalmente feito, se têm falado em circuitos extremamente flexíveis por muitos anos, mas não foram demonstrados antes”, ele disse à BBC News. “Este é o primeiro.”

Fonte: BBC News

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend