CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano

Alyen

Hoje em dia 9 de janeiro começa CES 2012, uma das feiras tecnológicas mais importantes do mundo e que marca a tendência que seguirá o mercado durante o resto do ano.

Este 2012 o protagonismo será para ultrabooks, televisores inteligentes com tecnologia OLED e 3D, novas gerações de processadores Intel, os sistemas operativos Windows 8 e Android 4.0, os novos cartões gráficas AMD, consolas de videogames, info-entretenimento para o automóvel e como não, tablets e smartphones que seguirão impulsionando o consumo eletrônico em 2012.

CES2012 - CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano

O Consumer Electronics Show se celebrará do 10 ao 13 de janeiro em Las Vegas. Ocupará 167.000 metros quadrados de exposição, contará com 2.700 exhibidores e superará os 140.000 visitantes. Salvo Apple que não participa neste tipo de feiras e inclusive renunciou a estar apresenta de forma oficial na exclusiva Macworld 2009, não terá grande companhia que se aprecie que não participe de uma forma ou outra na feira.

Steve Ballmer, CEO de Microsoft, será o encarregado de realizar o discurso de abertura prévio ao começo do CES, toda uma tradição desde faz quatorze anos. No entanto, seguindo os passos de Apple, a companhia fechará sua idilio com o CES e 2012 será o último no que Microsoft disponha de stand próprio e realize a keynote inaugural.

Em todo caso o CES seguirá sendo referência mundial pela quantidade de fabricantes e novidades, e da mesma Microsoft esperamos presente a beta de Windows 8. Ademais, estão confirmadas conferências de Eric Schmidt de Google, Brian Dunn de Best Buy, Paul Otellini de Intel, Robert Kyncl de YouTube, Paul E.Jacobs de Qualcomm, Ursula Burns de Xerox, responsáveis de Verizon ou Ericsson e executivos de companhias automobilísticas como Ford e Mercedes Benz.

Windows8Instalacion - CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano

Com ser importante Windows 8 por sua transcendência na indústria, será um simples aperitivo, já que se em 2011 os tablets foram os dominadores absolutos da feira, este ano compartilharão protagonismo com um bom número de produtos, algumas novidades e atualizações de outros já conhecidos.

Entre eles destacarão os ultrabooks, um conceito impulsionado por Intel para nomear a nova geração de computadores portáteis ultraleves combinando rendimento e mobilidade. Ultraportátiles para competir com os MacBook Air de Apple e com o auge dos tablets.

sony vaio z 1 - CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano

No setor de computadores também poderemos ver os novos notebooks de baixo custo e tamanho netbooks, motorizados pelos Cedar Trail, a última geração de chips Atom recentemente apresentados.

Outro dos produtos marcantes serão os novos televisores inteligentes. Por um lado pela apresentação dos modelos de grande formato (55 polegadas) com painéis de tecnologia OLED que chegarão da mão dos gigantes do setor LG e Samsung e por outro, pelo impulso que está recebendo as plataformas televisivas de Apple e Google, esta última com contrato recente para a causa de LG Electronics Inc. Ultra resoluções 4K e visionado das três dimensões sem óculos polarizados serão outras funções marcantes nos modelos mais avançados.

Lenovo K91 630x4331 - CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano

Quanto a microprocessadores, Intel mostrará músculo no CES, e ao lançamento dos Cedar Trail para netbooks, podemos adicionar a presença de equipes de sobremesa gama entusiasta com os Sandy Bridge-E, estações de trabalho com os Xeon E5 ou a apresentação dos Ivy Bridge.

A apresentação de novos modelos de gráficas dedicadas de AMD e as equipes com a Radeon 7970 a mais potente do mercado de consumo, será outro ponto de interesse especialmente para os jogadores em PCs. Não faltarão as apresentações em consolas de videogames com a PS Vita recém lançada em Japão como protagonista junto à Wii Ou que chegará ao mercado nos próximos meses e quiçá algum anúncio bomba de Microsoft ou Sony em conto às futuras Xbox 720 ou PlayStation 4.

Mudando completamente de terço, a presença no CES com duas conferências magistrais marcantes de altos responsáveis de Ford e Mercedes Benz, mostram a importância da feira também nos sistemas de info-entretenimento no automóvel, com desenvolvimentos quase de ciência ficção.

Uma das surpresas da feira chegará da presença de Canonical, a companhia por trás da popular distribuição GNU/Linux Ubuntu e que irá pela primeira vez ao CES para impulsionar a distro, seus serviços baseados na nuvem, e “um exclusivo conceito de desenho” do que não se deram mais dados.

Para o final e como não, teremos tablets e smartphones em grande quantidade, confirmando que são duas dos grandes motores da tecnologia de consumo atual. A destacar a presença de protótipos com os novos chips Tegra 3 de NVIDIA com arquitetura ARM e quatro núcleos de processamento, que será o motor para os dispositivos móveis de gama alta neste 2012.

samsung galaxy siii 1 630x354 - CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano

Com Apple fosse da feira e RIM em horas baixas, os celulares inteligentes e tablets com a última versão do sistema operativo de Google Android 4.0 Ice Cream Sandwich serão o mais exibido da feira, com um protótipo marcante como pode ser o Galaxy S III de Samsung e sem esquecer ao Nokia Lumia 900, máximo expoente ainda que não o único Windows Phone que poderá ver-se na feira.

Via muycomputer.com

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/eventos/ces-2012/ces-2012-primeira-feira-eletronica-ano/" text="CES 2012, a primeira feira de eletrônica do ano"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio