CES 2008: Bill Gates e sua última conferência

Painkiller
CES 2008: Bill Gates e sua última conferência
Votar

ces - CES 2008: Bill Gates e sua última conferência

Desde vários anos até agora a CES, feira pública de exposições de eletrônica e multimídia, tradicionalmente inicia-se com uma conferência de abertura de Bill Gates, fundador da Microsoft. Neste ano não foi diferente, mas será a sua última participação, pois o atual diretor geral da Microsoft tomará oficialmente o seu lugar em julho para consagrar-se à sua fundação de caridade Bill & Melinda Gates Foundation. Será uma mudança parcial pois Gates ainda terá a sua importância na Microsoft… Durante a última conferência de Gates, centenas de jornalistas reuniram-se às portas do Venitian, hotel que acolhe o evento.

bill1 - CES 2008: Bill Gates e sua última conferência

Uma conferência que começou com um vídeo humorístico de como seria o último dia de trabalho junto a Bono, cantor do U2, ou mesmo como candidato para a próxima eleição presidencial americana. Visivelmente comovido pelos aplausos, Gates elaborou um rápido panorama da transição de cadeiras na Microsoft, alegando que Ray Ozzie e Craig Mundie são os mais cotados. Vale lembrar que Ray Ozzie tornou-se o Chief Architect da Microsoft, antigo cargo ocupado por Bill Gates no qual Craig o auxiliava.

bill2 - CES 2008: Bill Gates e sua última conferência

 

Gates, cumprindo o seu papel, freqüentemente contestado, previu o futuro do software, considerando que o 3D irá propagar-se ainda mais, principalmente com a possibilidade de abrir lojas online modeladas em 3D ou porque não entrar em redes sociais em 3D. Para Gates, os periféricos de conectividade do futuro (telefones, tocadores, etc.) deverão comunicar-se entre si de modo mais transparente enquanto que o fundador da Microsoft vê espalhar-se cada vez mais a interação entre o homem e a máquina. Bill Gates deixou-se citar o iPhone como exemplo. Para ele, a interação homem-máquina do futuro aproveitará do reconhecimento vocal e até mesmo visual, além do toque. E certamente o Windows é uma das chaves para esse futuro.

Em seguida, passou para uma avalanche de números, dentre eles o número de usuários do Windows Vista, que segundo dados da Microsoft, atingiu 100 milhões e o de usuários dos serviços Windows Live que são quase 420 milhões até o momento. A Microsoft espera totalizar 20 milhões de usuários para a plataforma Windows Mobile. Quanto ao serviço Xbox Live, totaliza-se 10 milhões de usuários enquanto a comercialização de Xbox 360 é avaliada em 3,2 bilhões de dólares. Houve anúncios francamente menores sobre a utilização pela NBC de SilverLight como plataforma tecnológica para a divulgação dos jogos olímpicos de Pequim ou ainda a chegada do serviço Windows Live Events, em conjunto com o calendário Windows Live, para programar baladas entre os amigos.

A Microsoft ainda indicou sua intenção de reforçar o número de extensores Media Center e para isso contará com o apoio da HP e da Samsung que ambos irão propor tais aparelhos que permitirão deslocar o PC e suas mídias na feira. Ainda no setor da mídia, Disney e ABC irão propor a partir deste mês séries no Xbox Live americano enquanto a MGM irá abrir o seu catálogo de filmes ao Xbox. Do lado do IPTV, e para fazer eco ao anúncio do ano passado, a Microsoft indica que a operadora britânica BT será a primeira a utilizar o Xbox 360 como um decodificador de TV.

bill3 - CES 2008: Bill Gates e sua última conferência

Apesar da falta de um anúncio concreto, Bill Gates fez uma demonstração do Surface, mesa interativa da Microsoft, com um protótipo precedente dos laboratórios Microsoft Research cujas capacidades de reconhecimento facial poderão um dia ser estreadas em um telefone celular. O dispositivo, envolto em uma caixa preta, reconhecia de fato rostos dos intervenientes e apresentava na tela os detalhes da pessoa em questão. Apontando o periférico em lugares como teatros, o aparelho apresenta uma lista dos filmes em cartaz. Bill Gates terminou seu último keynote tocando uma guitarra com o jogo Guitar Hero e com um prestigioso acompanhamento… Slash… ao vivo.

bill4 - CES 2008: Bill Gates e sua última conferência bill5 - CES 2008: Bill Gates e sua última conferência

Bill Gates e sua guitarra com Slash

 

 

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend