Review: XFX Radeon HD 5970 Black Edition Limited

Alyen

Esta review foi feita pelo pessoal do Adrenaline.com.br. Já se foi o tempo em que a então ATi era conhecida por não permitir a construção de modelos especiais e exclusivos em torno de suas Radeons, causando frustração em seus consumidores e, principalmente, em sua legião de fãs. Quem tem mais de 25 anos certamente deve se lembrar da famosa Radeon 8500. Na época, a ATi fabricava suas próprias VGAs, além claro, de ceder seus chips para terceiros (fabricantes OEMs). Nesse tempo, as chamadas Radeons BBA (Built By ATi – ou Fabricadas Pela ATi) eram o sonho de consumo em relação às PBA (Powered By ATi – ou Provido Pela ATi), uma vez que as BBA eram turbinadas em comparação às PBA.

(ATi Radeon 8500 BBA)

Atualmente, o mercado de VGAs está cada vez mais acirrado e essas práticas são menos impostas ao mercado. A tendência passa a ser a de fabricar uma placa de referência com “sobras” para que as fabricantes parceiras da AMD e NVIDIA possam trabalhar “em cima” do modelo padrão, disponibilizando versões cada vez mais especiais para os consumidores.

É o caso da Radeon HD 5970. A placa, que já tinha o título de VGA mais poderosa do mundo (ainda que dual GPU), foi ainda mais além, com a produção de “verdadeiras obras de arte por mestres artesãos”. Além da Asus ARES e da Sapphire Radeon HD5970 Toxic Mini, a XFX é uma das poucas parceiras premiums da AMD a produzir um produto tão especial e diferenciado para o mercado quanto a Radeon HD 5970 Black Edition Limited (BEL).

xfx 5970 bel - Review: XFX Radeon HD 5970 Black Edition LimitedA placa utilizada em nosso review foi gentilmente cedida pela XFX, empresa que faz parte do grupo PINE Technologies, e que vem nos últimos tempos, apresentando soluções cada vez mais diferenciadas e especiais para o mercado.

A XFX Radeon HD 5970 Black Edition Limited é equipada com dois chips Cypress. Mas, diferentemente da Radeon HD 5970, na qual os clocks sofreram uma redução em seus patamares, a BEL conta com frequências de operações idênticas a de uma legítima 5870, ou seja, GPU em 850Mhz e memória em 4.8Ghz. Além disso, a placa vem em um kit com muitos diferenciais.

Assim como as outras duas 5970 “especiais”, a XFX Radeon HD 5970 BEL é baseada em uma série única e diferenciada, composta de uma tiragem limitadíssima (apenas mil unidades), cada uma devidamente identificada por uma numeração. Vale ressaltar que o Adrenaline foi o único portal de toda a América Latina a receber uma “espécime” da XFX Radeon HD 5970 Black Edition Limited!

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/destaques/review-xfx-radeon-hd-5970-black-edition-limited/" text="Review: XFX Radeon HD 5970 Black Edition Limited"] Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio