Benchmarks: Windows 7 final x Vista x XP

Alyen
Benchmarks: Windows 7 final x Vista x XP
Votar

Agora que o Windows 7 foi finalizado, chegou a hora de compará-lo mais uma vez com o Windows XP e o Windows Vista para ver quem é o mais rápido. Os testes foram feitos em três plataformas diferentes: um PC “topo de linha”, um notebook e um netbook.

35989-01

Inicialização e desligamento

Este teste avaliou o tempo que em que o sistema operacional leva para ser inicializado e desligado. Antes dos testes começarem, os três sistemas operacionais foram completamente atualizados e o modo AHCI foi habilitado na BIOS das placas-mãe.

No PC “topo de linha”, que utiliza um SSD (disco de estado sólido) ao invés de um disco rígido, o Windows 7 levou apenas 12 segundos para ser inicializado e exibir a área de trabalho. O Windows XP e o Windows Vista levaram 14,1 segundos e 14,5 segundos, respectivamente.

Entretanto, vale destacar que o tempo em que o computador leva para exibir a área de trabalho e a inicialização completa do sistema operacional não são a mesma coisa. Por causa disso uma segunda medição foi feita, com o cronômetro parando com a inicialização do Internet Explorer 8 e a abertura da página do Bing. Isto dá uma boa idéia sobre o tempo que leva desde a inicialização até você poder abrir seu navegador.

Comparando com os outros dois sistemas operacionais, o Windows 7 foi mais rápido. Depois que a área de trabalho apareceu, levou apenas 2,5 segundos para que a página do Bing fosse exibida. A inicialização completa até a abertura da página do Bing levou 14,5 segundos.

O Windows Vista levou 18,5 segundos e o Windows XP demorou bem mais: 23,7 segundos.

O Windows 7 também é desligado mais rapidamente do que os outros dois sistemas operacionais, demorando apenas 4,5 segundos contra os 7 segundos do Windows Vista e 6,5 segundos do Windows XP.

A inicialização nas máquinas menos potentes naturalmente levou mais tempo. No netbook, que utiliza um o processador Atom N330 e um disco rígido convencional, a inicialização levou 44 segundos do Windows 7. O sistema pôde se conectar à internet depois de 3 segundos, enquanto que o Windows Vista e o Windows XP precisaram de 57 e 55 segundos, respectivamente.

Ainda neste netbook, o desligamento foi um pouco mais rápido no Windows XP, levando apenas 8,1 segundos. O Windows 7 levou 9,1 segundos e o Windows Vista ficou atrás de ambos com 10,3 segundos.

No geral, os tempos de inicialização e desligamento mostram que a performance do Windows 7 é melhor, não importando se a máquina é “topo de linha” ou um netbook. Entretanto a instalação de programas e atualizações pode influenciar nos resultados.

NOTA: Os tempos estão em segundos. Quanto menor a barra, melhor o tempo.

35989-0235989-03

Gerenciamento de memória e uso do cache
Com o Windows Vista, a Microsoft lançou uma nova tecnologia chamada SuperFetch para fazer o caching dos programas e acelerar sua inicialização. O SuperFetch funciona pré-carregando na memória os programas usados com mais frequência pelo usuário e assim eles podem ser acessados rapidamente quando forem necessários.

Para discos rígidos comuns, a tecnologia faz muito sentido. Mas se um SSD for usado para armazenamento de arquivos, é melhor desativar o SuperFetch. Os altos tempos de acesso dos SSDs fazem com que eles iniciem os programas mais rapidamente do que os discos rígidos comuns, por isso o SuperFetch faz pouca ou nenhuma diferença nestes casos.

A nova implementação do SuperFetch no Windows 7 tem um impacto positivo na performance. Mesmo sem o SuperFetch ligado, o Windows 7 faz pouco uso do cache. Para funções ligadas ao sistema operacional, o Windows 7 usa 333MB, enquanto que o Windows Vista sem o SuperFetch usa 519MB de cache.

O que significa que você não tem que esperar enquanto o sistema operacional monopoliza os recursos do computador para suas tarefas envolvendo o caching.

35989-04

PCMark Vantage
O PCMark Vantage testa a performance do computador usando os programas integrados ao Windows Vista e ao Windows 7. O benchmark é dividido em vários cenários de uso.

Lista de testes individuais:

  • Memórias: Quatro testes avaliam a velocidade do Windows Photo Gallery e Windows Movie Maker enquanto eles lidam com fotos e vídeos.
  • TV e Filmes: Reproduz e converte vídeo em alta definição em quatro testes separados.
  • Jogos: Avalia a performance da placa de vídeo e estima o tempo de carregamento dos jogos.
  • Música: Converte arquivos WAV para MP3 e WMA Lossless e adiciona as músicas ao Windows Media Player.
  • Comunicações: Os testes incluem a renderização de páginas da web, criptografia CNG, AES e CBC, busca no Windows Mail e transcodificação de áudio.
  • Produtividade: Os testes incluem edição de textos, busca no Windows Contacts, análise do processo de boot e renderização de páginas da web.
  • Disco Rígido: A performance do HD é avaliada usando o Windows Defender, Windows Photo Gallery, Windows Movie Maker, Windows Media Center e Windows Media Player. A velocidade do disco durante a inicialização do sistema operacional e inicialização de programas também é avaliada.

35989-0535989-06

Como deu pra notar nos resultados dos testes, a performance do Windows 7 é realmente maior do que a do Windows Vista e Windows XP. Para quem achava o Windows Vista lento, o Windows 7 será uma boa surpresa.

O Windows 7 chegará às lojas oficialmente no dia 22 de outubro deste ano.

via baboo.com.br

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend