Sistema operacional Haiku está próximo de versão alfa

Alyen

Após oito anos em desenvolvimento, o Haiku, um “clone” Open Source do finado sistema operacional BeOS, está próximo de sua primeira versão alfa. A declaração foi feita por um grupo composto pelos principais desenvolvedores após um “encontro informal de verão” para uma maratona de programação neste início de agosto em Hannover, na Alemanha.

Segundo Stephan Assmus, em um post no site oficial do sistema operacional, o grupo “não considera nenhum dos bugs existentes sérios o suficiente a ponto de justificar maior demora no lançamento”.

O Haiku teve seu desenvolvimento iniciado em 2001, e tem como objetivo a criação de um sistema operacional 100% compatível com o BeOS R5, a última versão oficialmente lançada. A estrutura modular do sistema operacional facilitou o desenvolvimento: as primeiras partes a ficarem prontas foram componentes da interface gráfica, como o Tracker (equivalente ao Finder no Mac OS X, ou Windows Explorer no Windows), enquanto o kernel ainda estava sendo especificado.

A versão alfa deverá juntar todos os componentes já disponíveis, no que os desenvolvedores chamam de “um sistema básico usável e ‘self hosted’, ou seja, capaz de baixar e compilar seu próprio código fonte a partir de nossos servidores SVN”.

Esta versão não deve ser confundida com um sistema com qualidade “de produção”, usável no dia-a-dia pelo grande público e capaz de substituir outro sistema como o Windows ou Linux. Este estágio ainda deve demorar algum tempo. No jargão dos programadores, a “fase alfa” é um período no qual o software pode ser usado e testado por uma equipe maior de testadores, mas ainda não é indicado ao público em geral. A próxima fase, chamada de “beta”, mais popular, é aquela em que os usuários comuns, não-técnicos, podem baixar e testar o programa, mesmo que este ainda não esteja pronto, para ajudar a encontrar falhas.

Apesar de próxima, a primeira versão alfa do Haiku ainda não tem data de lançamento. Interessados podem acompanhar o desenvolvimento no site oficial, em www.haiku-os.org

via geek.com.br

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/sistema-operacional/sistema-operacional-haiku-esta-proximo-de-versao-alfa/" text="Sistema operacional Haiku está próximo de versão alfa"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio