Intel Westemere em 32 nanómetros

Alyen

Se confirma já oficialmente o que se supunha desde faz tempo. Novos processadores de Intel em janeiro, mais concretamente o dia 7 no CES 2010, que como já é tradicional se celebrará em Las Vegas, Nevasca, a partir do mesmo dia 7 do próximo mês.

intel ces2010 presentation - Intel Westemere em 32 nanómetrosE daí novidades são as que mais têm dado que falar nos últimos meses? Por suposto, os Intel Westmere em 32 nanómetros, sobre os quais ainda há muito brinco de confirmar de forma oficial mas que se supõe desde faz tempo. Intel Westmere trarão modelos com até seis núcleos de processo que emularão 12 graças ao Hyperthreading, além de tecnologias melhoradas como TurboBoost (uma espécie de overclocking automático) e o uso de CPU+GPU nos Westmere de portáteis (os Arrendale) mas também em alguns modelos de sobremesa (os Clarkdale). O mau é que ainda não se sabe nada sobre a data de lançamento de todos estes modelos, que poderia atrasar-se até bem entrados uns meses do ano 2010.

De igual forma, os Intel Core i3 voltam à palestra sem ter chegado ao mercado ainda como os processadores da nova geração menos potentes de toda a família, carentes das tecnologias como hyperthreading (isto é, que se por exemplo têm dois núcleos não emularão quatro fios) ou o modo turvo, e com preços que logicamente serão muitíssimo mais exeqüíveis. A ver se dão a surpresa e igualam aos Athlon II de AMD, que estão à venda em Espanha desde faz já vários meses a partir de só 50 euros os modelos mais básicos.

Intel também confirmará em seu keynote no CES a diferenciação de gamas: i7 como os mais potentes e mais avançados, i5 como os modelos para tudo e i3 para os usuários menos exigentes. Os Intel Core i9 se desvanecem e não se mencionam por nenhuma parte. Parece que se confirmam aqueles nomes que se comentaram faz uns dias, nos que o novo i9 passaria a denominar-se i7 980X, com 32 nanómetros, seis núcleos, mais caché, mesmo consumo… e bem mais caro. Em definitiva, o desejo de muitos exceto pelo preço, claro.

Ainda que se leve falando muito sobre os Intel Westmere, o pouco que temos confirmado hoje em dia nos diz que o 7 de janeiro saberemos bem mais. Espero que ao menos possamos vê-los no mercado muito cedo, tanto os novos modelos de sobremesa como aqueles que também veremos em portáteis com o combo CPU e GPU integrado no mesmo chip.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel/intel-westemere-32-nanometros/" text="Intel Westemere em 32 nanómetros"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio