Intel lança SSD de 34 nanómetros que é 60% mais barato

Alyen

302335O X25-M vai ser lançado em versões de 80 GB e 160 GB. É o primeiro disco de memória sólida (Solid State Drive ou SSD) de 34 nanómetros da Intel e promete ser 60% mais barato.

A Intel apresenta alguns dados comparativos entre a mais recente e a anterior geração de SSD: menos 25% de latência face aos modelos de 50 nanómentros (nm) que se estrearam em 2008, que por coincidência também dão pelo nome de X25-M, atenta a PC Pro.

Face aos SSD de 50 nm, regista-se ainda uma duplicação da velocidade de escrita de dados.

Na origem da redução de preços terá estado o próprio processos de fabrico de 34 nm.

A Intel anunciou que vai vender para clientes do retalho SSD de 80 GB a 225 dólares (cerca de 158 euros) em encomendas de 1000 unidades.

Nas versões de 160GB, as mesmas encomendas de um milhar de unidades vão ser comercializadas a 440 dólares (cerca de 310 euros).

Além de bastante mais rápidas que as drives de discos rígidos tradicionais (HDD), as novas SSD passaram a ter um preço competitivo, que dizem os analistas no mercado, poderá catapultar o uso desta tecnologia em portáteis e desktops de uso doméstico.

Face aos HDD, as SDD têm a vantagem de consumir menos energia e apresentarem maior resistência ao choque (ao contrário dos discos rígidos, não dispõem de peças móveis, como cabeças de leitura ou pratos).

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel/intel-lanca-ssd-34-nanometros-60-mais-barato/" text="Intel lança SSD de 34 nanómetros que é 60% mais barato"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2019 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio