Prejuízo da AMD é maior que a sua receita

Painkiller
Prejuízo da AMD é maior que a sua receita
Votar

A AMD acabou de anunciar um prejuízo muito maior que a sua receita devido a uma dedução que refletiu as conseqüências da compra da ATI.

2007 foi um ano relativamente preto pra AMD. O Phenom decepcionou e muitas vezes, inclusive, escandalizou quando a AMD promoveu uma política de preços mais do que duvidosa anunciando valores muito distantes daquilo que se via na prática.

A companhia também sofreu enormemente nas mãos do Core 2 Duo. No entanto, um raio de esperança fez sua aparição: no segundo semestre de 2007 a AMD conseguiu conquistar algumas quotas de mercado.

As coisas caminhavam relativamente bem até a apresentação dos resultados do terceiro trimestre, onde a AMD perdeu “apenas” 394 milhões de dólares e muita gente acreditava que a companhia voltaria a dar lucro no quarto trimestre.

No entanto, os fatos indicam que as coisas foram bem diferentes, pois a AMD anunciou uma receita de 1,770 bilhões de dólares para o ultimo trimestre de 2007 e um prejuízo de 1,772 bilhões de dólares. De fato, entre os prejuízos, 1,675 bilhões de dólares devem ser atribuídos a um writedown da ATI. Isso significa que a AMD foi obrigada a refletir o fato de que a companhia havia supervalorizado a ATI, depois de acreditar que ela valia 1,675 bilhões de dólares a mais do que o seu real valor de mercado.

Também é preciso destacar que sem esta correção a AMD teria registrado um prejuízo de apenas 9 milhões de dólares. Conseqüentemente, esta é uma pílula ruim de engolir para o gigante dos processadores e ao mesmo tempo um bom sinal para os próximos meses, enquanto que a AMD, apesar de tudo, conseguiu vender quase 400.000 CPU quad core no último trimestre. A título de comparação, a Intel vendeu quase 3 milhões. Vale lembrar que a Intel tem uma grande vantagem diante do seu concorrente, pois o seu quad core saiu muito mais cedo.

Sabendo que os analistas já esperavam um prejuízo real bem acentuado, as ações da AMD só caíram 23 centavos.

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend