CPUs AMD de 6 núcleos suportarão memórias em triple-channel

Alyen
CPUs AMD de 6 núcleos suportarão memórias em triple-channel
Votar

A AMD, assim como sua principal rival, decidiu apresentar seus primeiros processadores dotados de seis núcleos dentro de suas plataformas “antigas”. Se em particular os processadores hexanucleares Dunnington da Intel consistem na reunião monolítica de três processadores binucleares da geração Penryn, a AMD prentende lançar seus Instanbul sob tecnologia de 45 nm para socket F.

Nas páginas do site EETimes foram publicados mais algumas informações sobre os processadores Shanghai de 45 nm e também os planos da AMD para o futuro. Também apontam uma melhora de 35% no desempenho em relação aos seus antecessores de 65 nm e a redução no consumo de energia neste caso é de 30%.

A mesma fonte reportou que em 2009 a AMD e a Intel utilizarão processadores hexanucleares e memórias em triple-channel. Na reportagem não aparece detalhes sobre esses processadores da Intel, que já propõe os Dunnington, mas os modelos da geração Nehalem com controlador de memória em triple-channel voltados para servidores só serão apresentados no final de 2009. A AMD deve apresentar seus processadores hexanucleares Instanbul para socket F com suporte a DDR2 no último trimestre de 2009. O que indica a possibilidade do Instanbul suportar memórias em triple-channel? O controlador de memória é integrado no processador, há uma certa reserva de pinos no socket e as placas-mãe com socket F tem slots DIMM suficientes.

Os processadores são Paulo com seis núcleos e suporte a memórias DDR3 não serão lançados antes do primeiro semestre de 2010 e já utilizarão socket G34. Esses processadores serão compatíveis com memórias em triple-channel com certeza, mas serão apresentados ainda no final de 2009, simultaneamente com os Instanbul com suporte a DDR2.

Fonte: Overclockers.ru

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend