AMD Opteron 64 « Shanghai » : agora é oficial

Alyen
AMD Opteron 64 « Shanghai » : agora é oficial
Votar

A AMD decidiu lançar hoje, 13 de novembro de 2008, os seus novos processadores Opteron, mas, principalmente, a sua primeira CPU gravada em 45nm. Conseqüentemente, um pouco mais de um ano depois da Intel a AMD conseguiu atingir este novo processo de gravação. Consumo reduzido e melhor freqüência são dois pontos que praticamente são conseguidos num processo de gravação mais refinado (na hora de um puro die-shrink). Mas a AMD também aproveitou para acrescentar algumas novidades. Portanto, este Opteron 64 « Shanghai » conta com as seguintes melhorias:

• Aumento da quantidade de cache L3 de 2MB para 6MB.
• Aumento da largura de banda da memória de 667MHz para 800MHz.
• O Smart Fetch permite que um dos núcleos da CPU possa ser desativado quando ele não estiver sendo usado.
• Virtualização, uma grande aposta da AMD

Voltando rapidamente aos 45nm, este utiliza um procedimento inédito. A litografia por imersão apresentou resultados bem melhores para a AMD que parece estar muito contente, pois o fabricante informou que graças a esta tecnologia o Shanghai pôde ser lançado antes do tempo previsto, o que é muito raro no mundo dos processadores.

O Anandtech já realizou alguns testes, onde o Shangai soube se defender muito bem no terreno da performance, e aumentou a sua vantagem em termos de consumo (o que poderá jogar a favor da AMD, dentro de um período ou onde a restrição de gastos é importante e o custo de energia provavelmente ainda vai aumentar…).

Fonte: Matbe.Com

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend