AMD não vai impedir o desbloqueio dos Phenom II

Alyen
AMD não vai impedir o desbloqueio dos Phenom II
Votar

Um rumor está ganhando força na web. Andam dizendo por aí que a AMD brevemente vai atualizar o microcódigo dos seus Phenom II com a finalidade de bloquear a possibilidade de reativação dos núcleos inativos dos Phenom II X2 e X3.

De fato, é preciso frisar, os Phenom II X2 e X3 na verdade são processadores X4, ou seja, munidos de 4 núcleos, onde 1 ou 2 desses núcleos foram desativados pela companhia. Um tweak baseado na ativação do ACC no BIOs das placas mãe permite a reanimação dos núcleos adormecidos, mas, obviamente, sem nenhuma garantia de sucesso. Além disso, este tipo de manipulação não funciona sobre os Athlon X2, que são nativamente dual-core. No entanto, a AMD desmentiu formalmente esta intenção de querer eliminar este tweak. Um representante da companhia informou que para a AMD isso é “algo muito benigno, que permite ao usuário ter uma chance de ganhar um pouco mais de performance”. A companhia também não teme a autoconcorrência, com usuários que poderão pensar que eles poderão economizar comprando um Phenom II X2 para em seguida transformá-lo num X4, pois segundo a companhia será preciso ter muita “sorte” para achar um processador onde os 2 núcleos funcionam perfeitamente e numa boa freqüência (algumas vezes um núcleo se mostra reativável, mas somente baixando muito sua freqüência).

Aí está uma coisa que vai fazer muito overclocker comemorar: os Phenom II ainda deverão ser desbloqueáveis durante um bom tempo.

Fonte: Puissance-PC

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend