Ícone do site Tecnologia é Tudo

Chipset AMD 890GX chega

Rate this post

A AMD lançou o primeiro membro da sua família de chipsets 800. O chipset que está disponível a partir de hoje é o AMD 890GX, o que leva IGP integrado e, portanto, o HTPC e equipamentos para o chipset VGA integrada com o mercado mais poderoso da AMD. Ainda é fabricado em 55nm e parece que a última palavra em levar IGP antes da chegada dos processadores de arquitetura de Llano da AMD Fusion.

O cartão é montado com uma ATI Radeon HD 4290 (RV620) com 40 Stream Processors, 700 MHz de velocidade core, DirectX 10.1 support. Tecnicamente é muito semelhante à Radeon HD 4200 AMD 785G placas.

O chipset 890GX também incorpora desenvolvimentos esperados por alguns usuários, como o suporte nativo para SATA 6 Gbps através Southbrige acompanhado SB850. Chipset também alocar as linhas de comunicação PCIe suficiente para evitar gargalos na transmissão de dados com 6 Gbps SATA e USB 3.0 (apesar de, desta vez, requer um chip de outro fabricante).

Infelizmente para os amantes da HTPCs dizer que enquanto a AMD continua com suporte HDMI 1.3 parece continuar como antes: só há suporte para 2-channel LPCM ou 5.1 Dolby Digital / DTS, não mais. Então, basicamente temos um 200 MHZ HD 4200 com mais velocidade.

As principais novidades da plataforma de permanecer no Southbridge SB850, que tem uma conexão com o Northbridge 2 GB / s nos dois sentidos, que é o dobro da SB750. Além disso, mais 2 linhas PCIe, permitindo conexões extras, como o USB 3.0 através de um chip NEC não tem gargalo. Parece que o apoio com o SB850 da AMD foi desativado para ACC (Advanced Clock Calibration).

Não está claro o que vai acontecer com placas-mãe e chipsets anteriores, mas a AMD e garante a plena compatibilidade com os novos Phenom II X6 Thuban com este chipset, quando aparecem os processadores ou placas devem ver o que os chipsets são compatíveis ou se há atualizações de BIOS para algumas placas-mãe.

Nós temos várias leituras, mas continuamos a levar dias para a nossa análise.

Sair da versão mobile