Nvidia anuncia processador de 240 núcleos com 933 gigaflops

Painkiller

0602 nvidia tegra - Nvidia anuncia processador de 240 núcleos com 933 gigaflops

A Nvidia anunciou o lançamento de um processador gráfico de 240 núcleos. O dispositivo é voltado para rodar jogos tridimensionais e aplicativos científicos.

O novo processador, denominado GeForce GTX 280, possui 1,4 bilhão de transistores e oferece 933 gigaflops de desempenho. Seu antecessor, o GeForce 8800 GTX, inclui 128 núcleos e oferece 518 gigaflops de desempenho.

Segundo Jason Paul, gerente de produto sênior da Nvidia, o processador traz um nível mas alto de realismo aos jogos, com maior detalhamento e naturalidade dos personagens.

Os usuários podem usar um processador x86 para as atividades básicas do computador e deixar o GTX 280 cuidar de aplicações mais pesadas, como transcoding de vídeo e ferramentas web tridimensionais, explica Paul.

Para o executivo, por conta do grande número de jogos 3D disponíveis e da necessidade de processar vídeos em alta definição, as placas gráficas vão se tornar o segundo processador dos PCs.

Mas, apesar da Nvidia apresentar o novo processador como uma forma de aumentar a potência do PC, o produto é, na realidade, ideal para aplicativos que exigem computadores de alta performance, como softwares para previsão do tempo e, em alguns casos, CAD, afirma Jon Peddie, presidente da empresa de pesquisas Jon Peddie Research.

Segundo Peddie, processadores x86 têm sido usados para esse tipo de aplicativo por conta dos altos custos de supercomputadores, como os da IBM. O novo chip permite que esse tipo de máquina seja montada a partir de um computador doméstico, afirma Peddie.

No entanto, a maioria dos aplicativos é desenvolvida para rodar em x86, por esse motivo, explica o analista, esses programas terão de ser adaptados para tirar vantagem do GTX 280. A Nvidia oferece uma ferramenta para este fim, chamada CUDA.

O GeForce GTC 280 está disponível no mercado e custa 649 dólares.

Já a Advanced Micro Devices fez uma prévia da sua última versão do chip de alta performance, o FireStream 9250, prometido para o final de 2008. O novo modelo atinge 1 teraflop de velocidade.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/placa-de-video/nvidia/nvidia-anuncia-processador-240-nucleos-933-gigaflops/" text="Nvidia anuncia processador de 240 núcleos com 933 gigaflops"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio