Codinomes dos chips NVIDIA da próxima geração escapam.

Alyen

th nvidia geforce - Codinomes dos chips NVIDIA da próxima geração escapam.Como nossos assíduos leitores já sabem, as placas gráficas Radeon baseadas no chip RV670 irão propôr suporte a DirectX 10.1 neste mês e a GeForce 8800 GT é limitada apenas ao DirectX 10. Embora para alguns essa diferença não seja fundamental, com certeza o suporte a DirectX 10.1 é um ponto de vantagem ao marketing da AMD.

Enquanto isso, os correspondentes do site DailyTech informam que já há a criação de soluções gráficas da próxima geração em andamento nos laboratórios da NVIDIA, as quais utilizarão chips de 65 nm e garantirão suporte a DirectX 10.1.

Naturalmente, todos eles terão suporte nativo ao padrão PCI Express 2.0.

Primeiramente, a companhia abandonou a velha designação “Gxx” para os codinomes de seus chips e adotou a opção de uma metodologia um pouco mais descritiva. Vamos começar pelos chips da próxima geração cujo lançamento deverá acontecer em 2008:

  • D9M: nona geração “mainstream”, deverá substituir a atual série GeForce 8500, suporte a barramento de 128 bits com as memórias;
  • D9P: nona geração “performance”, deverá substituir a atual série GeForce 8600, suporte a barramento de 256 bits com as memórias;
  • D9E: nona geração “enthusiast”, deverá substituir a atual série GeForce 8800, suporte a barramento de 512 bits com as memórias.

Todos eles serão gravados pelo processo técnico de 65 nm. Nota-se que esboça-se uma certa tendência de expansão do barramento das memórias nas placas gráficas NVIDIA. A futura solução carro-chefe D9E terá um barramento de memórias mais tradicional, de 512 bits e não em 384 bits como nas GeForce 8800 GTX e Ultra. Não há dados concretos quanto ao período de lançamento. A princípio, a NVIDIA normalmente apresenta novas placas gráficas em março durante a CeBIT.

Também há novidades previstas para este ano. Além da versão GeForce 8800 GTS baseada no chip G92 com 128 SPs, no mercado deverá aparecer placas gráficas baseadas no chip G98 de 65 nm que alternativamente será chamado como D8M. Essas placas deverão substituir a atual série GeForce 8400. A propósito o G92 nesta classificação será denominado como D8P.

A notação de chips gráficos será preservada também no futuro. O segundo número indicará a geração do chipset e a última letra, a classificação de desempenho. “M” refere-se ao segmento de massa (mainstream), “P” ao segmento de soluções medianas (performance) e “E” simboliza ao segmento mais caro, orientado a entusiastas.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/placa-de-video/nvidia/codinomes-dos-chips-nvidia-proxima-geracao-escapam/" text="Codinomes dos chips NVIDIA da próxima geração escapam."]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2019 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio