Ícone do site Tecnologia é Tudo

Review: Sapphire Radeon HD 3450

sapphire hd3450 box - Review: Sapphire Radeon HD 3450
Rate this post

Sempre existem soluções gráficas de baixo preço, Sapphire o sabe e usando o core RV620 com tecnologia de 55nm, traz-nos sua versão da HD 3450 de AMD/ATi. Enfocada à reprodução de conteúdo HD em nosso computador, estamos frente à mais “poderosa” das 3450 de Sapphire, já que é de perfil normal e possui como atributo principal 512MB de vRAM.

O cartão SAPPHIRE HD3450 é compatível com Microsoft VISTA™ com o poder incrível de 40 unidades de processamento de fluxo, que acelera os jogos DirectX® 10 de próxima geração enquanto se mantém melhor em sua categoria aprecio / desempenho. O suporte para o último Shader Model 4 levanta o realismo provisto pelo cartão HD3450 a novos níveis e a memória integrada disponível DDR/GDDR de 256MB ou 512MB assegura uma taxa de quadros suave em todos os títulos e aplicações incandescentes de hoje. Melhore a forma de jogar e não o preço a pagar.

Acima vemos a tabela comparativa com sua irmã maior, a Sapphire Radeon HD 3650, contra quem a compararemos neste review. O que mais chama o atendimento e do que já nos fazem imaginar seu rendimento em jogos são os 64bits de suas memórias DDR2 (se, DDR2, um tanto antiquado).

A arquitetura desta VGA já a conhecemos, possui 40 stream processors, 4 unidades de textura e 4 operadores raster, funcionando em conjunto aos 64bits do ônibus de memória. As características principais são basicamente as mesmas que as da Radeon HD 3650, referimo-nos a DirectX 10.1, PCI-Express 2.0 e ATI PowerPlay. Junto a isto agregamos os 181 milhões de transistores que conformam o GPU RV620.

 

Na caixa podemos ver à heroina de Sapphire, que nos apresenta esta VGA. Como marcante vemos que possui 512MB DDR2 e que possui tecnologia Crossfire.

A VGA é muito pequena e leviana pelo fato de que possui um sistema de refrigeração dos mais básicos que se podem encontrar no mercado. Obviamente po ser uma VGA de gama baixa, não requer alimentação extra mediante um conector de energia PCI-e.

Acima vemos o core RV620, o qual está fabricado em 55nm, trabalhando a 600MHz.

As memórias são Hynix DDR2 de 2ns desenhadas para operar a 1000MHz.

O disipador é completamente passivo e fabricado num 100% de alumínio sólido. Este permite que a VGA se mantenha a uns 47°C sem ônus e a um máximo de 76°C com ônus máximo.

As especificações e características que nos entrega Sapphire em sua sito web são:

  1. Algumas resoluções personalizadas requerem configuração por parte do usuário.
  2. A reprodução de conteúdo HDCP requer componentes prontos para HDCP adicionais, incluindo mas sem limitar-se a um monitor HDCP, unidade de disco Blu-ray ou HD DVD, e multimedios preparados para HDCP.
  3. A interconexão de duplo canal não é requerida para ATI CrossFire e pode não estar incluída em todas as configurações do produto.

Para revisar e pôr a prova este cartão de video, utilizamos o seguinte equipamento:

Hardware

– Intel E6600@E6850 (333×9)
– 2×1GB Mushkin XP2-8500 DDR2 @1000 5-5-5-15
– HD WD 120GB Sata II
– MSI P35 Platinum
– NVIDIA 8600GT Reference
SAPPHIRE Radeon HD3650 OC
– SAPPHIRE Radeon HD3450
– PSU Thermaltake ToughPower QFan 650W

Software

– Windows Vista Ultimate x86
– Futuremark 3DMark 2006
– Call of Duty 4
– Bioshock
– Unreal Tournament 3
– Half Life 2: Episode 2
– Crysis

Metodologia

Utilizamos resoluções de 1024×768, 1280×1024, resoluções regulares para reviews e comuns entre os usuários de VGAs de gama baixa.Para os jogos utilizamos o software FRAPS o qual nos entrega o valor média de FPS num determinado tempo, no entanto, para o jogo Unreal Tournament 3 utilizamos um software de benchmarking especialmente desenhado para ele e para Crysis se usou o benchmark para GPU que traz integrado na instalação.

O benchmark 3DMark06 de Futuremark já nos entrega uma visão geral de como é o rendimento desta VGA, que se encontra muito por abaixo de sua irmã grande, a HD 3650.

Com algumas exceções, a HD 3450 faz que qualquer jogo seja pouco fluído nas resoluções que decidimos testear, as que hoje por hoje são as mais comuns em configurações média-baixa. Conquanto, os jogos os corre, distam bastante de brindar uma experiência entretida e sem pausas.Por algo esta VGA se situa no segmento entry-level 1 do mercado, geralmente não se pode esperar muito.

Estamos frente a uma VGA netamente desenhada para o que é reprodução de conteúdo HD, recordemos que possui capacidades HDTV, HDMI 1.2 e 1080i, o que sem dúvida abre as opções de conexão desta VGA. Ainda que os 512MB não parecem ajudá-la muito para seu rendimento, esta poderia ser a opção para um gamer de muito baixo orçamento, já que se encontra ao redor dos US$43 em Newegg, ainda asi, se é esta tua realidade, recomendamos-te a olhos fechados reunir um pouco mais de dinheiro para comprar um modelo superior, que te permita jogar com mais fluidez os jogos que se encontram no mercado.

Seu sistema de refrigeracion fã-less permite ter um sistema silencioso, pelo qual para um HTPC funcionaria à perfeição. Mas com a baixa de preço de cartões mais poderosos e do que cada dia evoluem mais e mais, a HD 3450 fica com seu forte na decodificação de conteúdo de alta definição.

Feito por: http://www.madboxpc.com/|  Publicação: 27 de Julho de 2008 – Tradução: Alyen.

Sair da versão mobile