Possíveis detalhes técnicos das HD 6000.

Alyen

No site Chiphell se filtraram alguns detalhes da futura geração de GPUs compatíveis com DirectX 11 de ATI, conhecidas com o nome em clave Southern Islands, que vai ser as futuras HD 6000 segundo filtrou HIS.

Dados anteriores assinalavam que este novo chip de ATI se basearia num núcleo que utilizaria a arquitetura MIMD, ao igual que os chips GF100 e GF104 de NVIDIA, acompanhado de uma versão evoluída dos shaders com arquitetura VLIW que se utilizam desde as HD 2000. Por enquanto não há dados sobre o novo núcleo, mas Chiphell revelam detalhes sobre as possíveis melhoras evolutivas da arquitetura de shaders de Shouthern Islands.

Cypress, atual gama alta da arquitetura Evergreen, conta com 20 motores SIMD e cada um deles está formado por 16 processadores capazes de executar até 5 fios sob a forma de 1 complexo + 4 simples, dando um total de 1600 processadores stream (20 x 16 x 5), divididos em 320 complexos e 1280 simples. Com tudo, e apesar do Jit (repartidor de bus) capaz de paralelizar o código que se utiliza para conseguir os 5 fios, muito poucas vezes se consegue chegar ao 100% de seu potencial.

Com estas cifras Shouthern Islands deveria superar em rendimento efetivo a Cypress num 50% (capacidade para 480 instruções complexas frente às 320 de Cypress), ainda que dita cifra poderia ser inclusive superior ao simplificar-se a estrutura de execução de fios, ainda que estamos falando de uma parte do cartão ou um aspecto e não o rendimento final.Ainda fica muito por ver sobre esta nova geração, ainda que em base aos dados que vimos Southern Islands poderia superar à GTX 480 num 25%-30%.

Tendo o anterior em mente, Southern Islands melhorará o esquema. A futura geração de ATI contará com 20 motores SIMD formados cada um por 24 processadores com capacidade para executar 4 fios sob a forma de 1 complexo + 3 simples, dando um total de 1920 processadores stream (20 x 24 x 4), divididos em 480 complexos e 1440 simples. Ao contar com 4 fios a eficiência máxima teórica do Jit melhoraria.

Fonte: noticias3d.com

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/placa-de-video/ati-amd/possiveis-detalhes-tecnicos-das-hd-6000/" text="Possíveis detalhes técnicos das HD 6000."]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio