AMD promete incrementar a disponibilidade das HD 5000

Alyen
AMD promete incrementar a disponibilidade das HD 5000
Votar

Como podemos ler em X-bit labs AMD promete que cedo disporemos a mais disponibilidade de sua nova geração de cartões gráficos ATi Radeon HD 5000, da qual por enquanto já apresentaram 4 modelos: Radeon HD 5750, HD 5770, HD 5850 e HD 5870.

Parte da culpa é de TSMC e evidentemente das exigências sobre a rapidez de AMD/ATi em ter suficiente estoque de uma nova geração baseada num processo de fabricação a 40nm o qual ainda não está suficientemente polido como para conseguir umas taxas de fabricação ótimas. Esperam que a situação melhore “nas próximas semanas”, ainda que não especificam nada concreto.

A baixa eficiência de fabricação de chips a 40nm por parte de TSMC não é nova, já se viu com as Radeon HD 4770 e não é boa nem para AMD nem para NVIDIA já que ambos têm encarregadas suas GPUs DX11 à mesma companhia e portanto quem queira uma nova GPU a 40nm terá problemas para conseguí-la nas próximas semanas/meses, isto somado a que entramos em campanha natalina e se dispara a demanda pode provocar que os preços se mantenham mais altos do desejado até bem entrado fevereiro.

Como dado extra comentam que dos resultados de AMD mostrados a semana passada, com uns rendimentos de 1.396 milhões de dólares, 1.069 milhões vêm da venda de processadores e chipsets e 306 milhões vêm da divisão de gráficos (aí nos faltam 21 milhões), parece que os IGPs entram dentro da seção de chipsets. Assim que a divisão de gráficos contribui uma boa beliscão dos rendimentos da companhia e portanto se conseguem mais disponibilidade os resultados do último trimestre do ano de AMD podem melhorar notavelmente.

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend