Discos rígidos laser, o futuro dos discos magnéticos

Alyen

No ano passado começaram a surgir unidades SSD oferecendo uma performance muito superior aquela oferecida pelos discos rígidos tradicionais. Mas isso não quer dizer que os discos tradicionais vão desaparecer. O próximo passo será a utilização do laser como cabeça magnética, o que possibilitará transferências de 1TB por segundo.

laser hard drive - Discos rígidos laser, o futuro dos discos magnéticos

Esta descoberta foi realizada em 2006 pelos doutores Daniel Stanciu e Fredrik Hansteen, mas foi apenas em 2007, quando uma equipe de pesquisadores franceses liderada pelo doutor Thomas Ebbese, que se conseguiu focalizar corretamente os pulsos laser sobre os discos.

Esta tecnologia ainda está em fase de desenvolvimento e nas palavras dos seus descobridores nós ainda vamos ter de esperar no mínimo 5 anos para poder desfrutar dela e, tendo em vista que as velocidades iniciais de transferência serão de 128 gigabytes por segundo, parece que valerá a pena.

Fonte: TheInquirer

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/disco-rigido-hardware/discos-rigidos-laser-o-futuro-dos-discos-magneticos/" text="Discos rígidos laser, o futuro dos discos magnéticos"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio