Cai o preço dos HDs com o aumento da demanda dos PCs

Painkiller
Cai o preço dos HDs com o aumento da demanda dos PCs
Votar

A concorrência com as memórias flash e o aumento no volume de vendas dos computadores e de produtos eletrônicos estão provocando uma redução no preço dos discos rígidos, segundo uma pesquisa publicada pelo iSuppli.
O preço médio dos discos rígidos para portáteis caiu até estabilizar na casa dos 53 dólares no terceiro trimestre de 2007, quando no mesmo período do ano passado o preço era de 86 dólares. Os preços dos discos rígidos para computadores desktop caíram até os 51 dólares no terceiro trimestre de 2007, enquanto que no mesmo período de 2006 o seu preço era de 52,75 dólares.
Globalmente, foram vendidos 124 milhões de discos rígidos neste período, enquanto que no mesmo período do ano passado foram vendidas 114 milhões de unidades.
Os preços também caíram como resultado do recrudescimento da concorrência entre os seis maiores vendedores de discos rígidos: Seagate, Western Digital, Hitachi, Fujitsu, Toshiba e Samsung.
Segundo o estudo, os preços dos discos rígidos também estão sendo afetados pelo sucesso das memórias flash. Estas memórias substituem os discos rígidos em unidades híbridas, mas conforme o flash vai se introduzindo mais e mais no mercado de armazenamento, os preços dos discos rígidos poderão continuar caindo.
Os SSD (discos de estado sólido), que segundo muita gente substituirá no futuro os discos rígidos, custam atualmente de 7 a 10 dólares por gigabyte, o que faz deles muito mais caros do que os discos magnéticos para computadores desktop, que custam entre 20 e 30 centavos de dólar por giga. Além disso, os SSD apresentam alguns problemas de longevidade e armazenamento, e por isso os discos rígidos poderão continuar respirando durante algum tempo.

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2018 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio

Send this to a friend