O primeiro notebook cumpre 30 anos

Alyen

O primeiro computador portátil da história, o Osborne 1, saiu à venda o 3 de abril de 1981. Desde depois, podemos dizer que choveu muito desde então…

A idéia principal do Osborne 1 era dispor de um computador que pudéssemos transportar sem demasiadas dificuldades, algo bem mais amplo do que o termo portátil que manejamos hoje em dia. Com um peso de 10,7 quilos e uma tela CRT de 5 polegadas, falamos de um armatoste importante que, apesar de tudo, podia levar-se com relativa facilidade.

Internamente estava dotado de um processador Zilog A80 de 4 MHz e 64 KB de RAM, e dispunha de porto paralelo, porto série, um modem e dupla disqueteira de 5″ 1/4. E o preço? 1.785 dólares dos de então. Sem dúvida alguma, um produto ao alcance de uns poucos.

Agora que temos smartphones e portáteis que dão mil voltas à potência e ao conceito de computador portátil que temos desde então, olhamos com certa nostalgia 30 anos atrás, quando tudo começava. O Osborne 1 já faz parte da história da informática, não nos cabe a menor dúvida. Felicidades.

Via http://gizmologia.com/

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/computador/o-primeiro-notebook-cumpre-30-anos/" text="O primeiro notebook cumpre 30 anos"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio