Ícone do site Tecnologia é Tudo

Primeira fase de testes de rede 4G chega ao fim com bons resultados.

4985 - Primeira fase de testes de rede 4G chega ao fim com bons resultados.
Rate this post

Enquanto no Brasil as redes 3G não tem nem mesmo prazo para começar a funcionar (ainda em processo de leilão das freqüências), um consórcio criado por fabricantes de celulares e operadoras (Alcatel, Vodafone, Nortel, T-Mobile, Nokia e France Telecom) anunciou que a primeira fase de testes da rede 4G chegou ao fim com resultados bastante otimistas.

Segundo o site ArsTechnica, o grupo responsável pelos experimentos usou um projeto intitulado 3GPP LTE (Long Term Evolution), um projeto de banda larga wireless 4G, que integra o rendimento do atual padrão UMTS à necessidade de novas taxas de transmissão de dados.

A partir do LTE, os pesquisadores desejam atingir velocidades de até 100 Mbps em downloads e 50 Mbps em uploads. Esses números seriam verificados em latência inferior a 5ms (milisegundos) para casos específicos de tráfego IP, além de suporte mínimo de 200 usuários ao mesmo tempo, em cada fatia de espectro de 5 MHz usada.

 

Foto: "m-indya.com"

Os engenheiros realizaram os testes tanto em laboratórios quanto em ambientes externos, a partir do uso de sistemas de rádio multi-antena e antena única. Em todas as etapas do experimento ? tanto em operações estacionárias quanto em celulares ? as metas de rendimento de banda foram alcançadas.

 

Foto: "Anmc.postech.ac.kr"

Segundo previsões dos responsáveis pelos testes, redes 4G só devem chegar ao consumidor final por volta de 2010.

Sair da versão mobile