Microsoft Word 2010 traz efeitos para fotos

Alyen

1249397026435_58

O processador de textos da Microsoft, que é parte do pacote Office 2010, ganhou efeitos para fotos e textos.

Nesta semana, instalamos, no INFOLAB, nossa primeira cópia oficial do Office 2010 Technical Preview (build 14.0.4006). O pacote de aplicativos, ainda em fase beta, só deverá ficar pronto no ano que vem. A nova versão está mais estável e mais completa que as cópias não oficiais que havíamos testado antes. Já falei sobre algumas novidades comuns a todos os aplicativos e também sobre o Outlook 2010. Vamos, agora, dar uma olhada em alguns dos novos recursos do processador de textos Word 2010.

Efeitos para texto – No Word 2007, para criar um texto com formatação artística, é preciso usar o WordArt, que funciona como um programa separado. O texto produzido é embutido no documento como objeto. No Word 2010, efeitos no estilo do WordArt, como sombras, reflexos e caracteres vazados, podem ser aplicados a texto comum. A vantagem disso é que, diferentemente do que acontece quando se usa o WordArt, podem-se fazer verificação ortográfica, formatação e edição com os comandos normais do aplicativo.

Efeitos para imagens – O Word 2010 traz uma coleção de efeitos para gráficos e imagens. Há efeitos artísticos como entalhe, solarização e texturas, além de molduras e reflexos. Também é possível ajustar saturação, temperatura de cor, brilho e contraste da foto no próprio processador de textos. Existe, ainda, uma ferramenta para remover o fundo, extraindo apenas a figura principal que aparece em primeiro plano. Não dá para comparar com um Photoshop, é claro. Mas essas funções devem dispensar o uso de um editor de imagens separado em muitas situações.

Painel de navegação – Esse novo painel substitui o modo de estrutura de tópicos do Word. Nele, o usuário pode ver a estrutura do documento e reorganizá-lo arrastando blocos com o mouse. Esse recurso, chamado de Mapa do Documento, é útil na edição de textos longos organizados hierarquicamente, como uma tese de mestrado, apostila didática ou relatório técnico. O mesmo painel permite ver miniaturas das páginas e navegar entre elas como no Adobe Reader. Há, ainda, a opção de pesquisar textos, imagens, tabelas, equações e outros objetos.

Backstage – Esse é o nome em inglês que a Microsoft vem usando para designar o novo menu Office, presente em todos os aplicativos do pacote. Estão lá as opções do aplicativo, as configurações de impressão e funções de segurança e de compartilhamento de arquivo.

Edição colaborativa – Em empresas, quando um documento for compartilhado num grupo de trabalho, várias pessoas poderão editá-las ao mesmo tempo. Isso não é possível no Word 2007. Ainda não testei esse recurso, mas, segundo a Microsoft, o Word 2010 mantém uma cópia local do documento compartilhado. Assim, o usuário poderá editá-lo mesmo que o computador esteja desconectado. As mudanças serão sincronizadas quando a conexão for restabelecida.

64 bits – Como outros aplicativos do Office, o Word terá uma versão otimizada para uso com sistema operacional de 64 bits.

Word na web – A esperada versão online vai ser gratuita e vai permitir visualizar e editar documentos usando o browser. Ainda não está disponível para testes.

Tradutor de textos – Vou falar mais desse recurso no próximo post.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/software/microsoft-office/microsoft-word-2010-traz-efeitos-para-fotos/" text="Microsoft Word 2010 traz efeitos para fotos"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2019 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio