Ícone do site Tecnologia é Tudo

Messenger Plus! 5 – Para um Messenger Melhor

imagem plus live5 01 - Messenger Plus! 5 – Para um Messenger Melhor
Rate this post

O Messenger Plus! é o mais importante apêndice para o Live Messenger da Microsoft. Este traz um leque importante de funcionalidades que aumentam, significativamente, a qualidade e comodidade da conversa online. Depois de algum tempo a prometer, finalmente está lançada a versão 5 deste pack de add-ons.

Mas há alterações significativas?

Esta é, provavelmente, a mais profunda remodelação que o Messenger Plus! sofreu… desde a sua criação.

A sua aparência está moderna, intuitiva e oferece ao utilizador ferramentas importantes para lidar com este meio de comunicação, que é hoje o messenger. Além das adaptações normais às mais recentes versões do Live Essencial, o Messenger Plus! está mais próximo do utilizador.

Para isso contribuem as muitas opções disponibilizadas nesta versão. Umas são apenas actualizações, outras são a evolução natural, mas todas vêm acrescentar qualidade na utilização do Messenger da Microsoft.

Contas de E-mail

O exemplo da ferramenta Contas de E-mail, é uma dessas ferramentas importantes para quem quer gerir toda a sua dinâmica de alertas no mesmo programa. Basta configurar as suas contas nesta aplicação, e passa a ter notificações via Messenger Plus!.

Idioma

Esta versão já está traduzida para português e, para isso, contribuíram vários colaboradores nacionais. Agradeço desde já ao Gonçalo Ferreira a disponibilização da informação por antecipação, o que nos permitiu testar esta nova versão.

A versão actual é traduzida nos seguintes idiomas:

English, Spanish, French, Arabic, Chinese Simplified, Chinese Traditional, Danish, Dutch, Estonian, Finnish, German, Greek, Hebrew, Hungarian, Italian, Japanese, Norwegian, Portuguese, Swedish, Thai e Turkish.

Aspecto

Podemos adaptar o aspecto de algumas janelas do messenger, activando ou desactivando, funcionalidades de integração. Uma das funções que pode ser interessante, é a adição dos botões do Messenger Plus! à lista de contactos e cartões de contacto.

Registos

Um recurso muito útil é o registo das conversas. Para quem utiliza o messenger para contactos com clientes e parceiros de negócio, ter um histórico das conversas permite, em dada altura, recuperar dados importantes e vinculativos.

Esta opção vem acompanhada com recurso de formato de gravação, com recursos de segurança e de privacidade.

Scripts

O Messenger Plus! não é estático, e permite adicionar uma vasta colecção de scripts. Os scripts permitem aos utilizadores, com conhecimentos de programação, adicionarem facilmente as suas próprias funcionalidades ao Windows Live Messenger, e permite que os utilizadores beneficiem de uma extensa lista de opções adicionais para o seu cliente de Messenger.

Se é um programador, deverá desde logo consultar a documentação. Se é um utilizador normal do Messenger, pode simplesmente procurar na base de dados por um script que lhe interesse.

Sons

A parte divertida está bastante implícita nesta colecção de add-ons. Para isso contribui uma série de sons que podemos adicionar, ilustrando as nossas conversas entre amigos, familiares e conhecidos. Existem verdadeiros hinos à imaginação dentro desta área.

Nesta janela o utilizador poderá gerir este recurso, tendo em conta a sua utilização não intrusiva e incomodativa.

Formatação

Pode alargar a sua forma de comunicar pelas palavras. Pode adicionar terminologias pré-concebidas colocando “atalhos” escritos e combinados. Aumente a quantidade de texto permitido numa conversação, melhore a cópia do texto para a área de transferências e não deixe que a conversa dos seus amigos seja um conjunto de bonecos que desesperam quem quer ler o que lhe enviaram. Obrigue todo o texto que lhe chega a ser “apenas texto”.

Funcionalidades

Neste campo o utilizador poderá activar e definir a ferramenta “anti-patrão”. Este foi o nome dado quando apareceu o recurso que esconde, e camufla, o messenger na área de sistema, junto ao relógio. Assim, poderá colocar um atalho para rapidamente esconder o messenger, podendo mesmo camuflar o ícone na área de sistema, atribuindo-lhe um dos ícones “habituais” do Windows. Basta alterar um número que os ícones vão aparecendo. Depoi,s e porque todo o cuidado é pouco, poderá configurar uma palavra passe para desbloquear o messenger, assim saberá que ninguém o consegue abrir na sua ausência.

Pode, nesta área, configurar também uma mensagem automática para alertar os seus contactos que está ocupada.

Actualizações

Esta suite recebe periodicamente actualizações, muitas delas de segurança, assim, é conveniente ter esta opção ligada.

Sugiro que na instalação da mesma, retire as opções de instalação da barra de ferramentas, isso evitará a instalação de mais “lixo” nos browsers.

Palavra-Passe

Coloque uma password para evitar que alguém entre nas opções do seu messenger, e coloque as conversas a serem gravadas para o dropbox, por exemplo, e com isso consiga saber o que fala e com quem fala. Já não eram os primeiros a caírem em truques de habilidosos.

Alterações na versão:

Basicamente as alterações prendem-se com a nova estrutura de apresentação das muitas funcionalidades. Depois foram corrigidos alguns problemas e adaptadas outras opções. Tudo em prol de uma versão mais moderna e criativa. Para mais informação, poderá ver o changelog.

Compatibilidade

Messenger Plus! é compatível com o Windows Live Messenger (2009, 2011) e pode ser instalado nas versões do Windows XP, Vista e Windows 7 a 32bit e 64bit.

Licença: Freeware
Sistema Operativo: Windows 2x/XP/Vista/Win7
Download: Messenger Plus! Live 5.00.702 [7.2MB]
Homepage: Messenger Plus! Live

Via pplware

Sair da versão mobile