Mercado de Processadores Gráficos é liderado por AMD e Intel

Alyen

131109scale amd intel - Mercado de Processadores Gráficos é liderado por AMD e IntelSegundo pesquisa realizada por uma empresa de consultoria de mercado da Califórnia a respeito da venda de processadores gráficos, os chamados GPUs, é possível perceber um grande aumento das vendas da AMD e Intel, o que está causando o declínio da NVIDIA. A Intel continua sendo a grande líder do mercado, somando mais de 50% das vendas.
O aumento das vendas ocorreu apenas com os processadores gráficos para notebooks, para desktops a procura tem sido cada vez menor. Mas isso já era um fato, pois o grande aumento na preferência de notebooks a desktops pode ser percebido há um bom tempo.
A NVIDIA esteve durante vários anos à frente da AMD na vendas de processadores gráficos, mas entre os meses de abril e junho de 2010, a AMD conseguiu superar a marca alcançada por ela e passou a ser a preferida de mais de 51% das pessoas. Em 2009, a NVIDIA detinha 59% da preferência dos clientes enquanto a AMD estava com apenas 49%, um crescimento um tanto quanto expressivo, que deve ser observado.

A Intel

O nome Intel é a junção de Integrated Eletronics Corporation, uma empresa americana multinacional que fabrica chipsets, circuitos integrados, entre outros. A empresa foi fundada em 1968 e sua sede fica em Santa Clara na Califórnia e possui também uma sede no Brasil há 20 anos, que fica em São Paulo.
Os processadores gráficos da Intel proporcionam alta definição para seus usuários, e são equipadas com funções avançadas de vídeo para uma reprodução em alta definição. Também para jogos, os processadores Intel proporcionam imagens em 3D, nítidas e ágeis.
Por esses e outros motivos, a Intel lidera o mercado de processadores gráficos em todo o mundo, e teve um aumento de 3,80% nas vendas em 2010 se comparado ao ano passado.

AMD

A AMD, Advanced Micro Devices, é a empresa dona da marca ATI, comprou-a através de um investimento estimado em mais de 5 milhões de dólares. Mesmo depois da compra, a AMD continuou mantendo as duas marcas: AMD e ATI para fazer com que a Intel não pare de deixe de oferecer suporte aos drivers da marca ATI.
Há rumores de que em breve a AMD acabe com a marca ATI e passe a fabricar os produtos com apenas uma marca. Mas a dúvida que fica sem resposta por enquanto é se a Intel continuará dando suporte aos drivers da concorrente e colocará a logo da AMD nas propagandas de seus chipsets e placas mãe.
Ao mesmo tempo, essa unificação das marcas é uma decisão acertada, já que com apenas uma marca a empresa gastará bem menos com publicidade, tendo que anunciar apenas a marca AMD.

Escrito por Rafael Coutinho, SEO da Tech Clube e fundador da Prospera Web.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/mercado-processadores-graficos-liderado-amd-intel/" text="Mercado de Processadores Gráficos é liderado por AMD e Intel"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio