Aceleração de vídeo NVIDIA sob Linux

Alyen

Depois da saída dos drivers 180.06 e posteriores de NVIDIA para Linux, as gráficas da marca suportam uma nova API de aceleração de vídeo (VDPAU) que permite acelerar a reprodução de vídeos de alta definição por hardware, liberando à CPU da maioria do trabalho. Com os novos drivers o consumo de CPU durante a reprodução de uma película 1.080p se reduz consideravelmente, deixando o processador bem mais livre para realizar outras tarefas.

vdpau - Aceleração de vídeo NVIDIA sob Linux

Com respeito ao tema particular da nova API também há pontos em contra, porque para a mesma tarefa os três principais fabricantes de chips gráficos, NVIDIA, ATI e Intel, estão apostando por seu próprio e fechado API ([[VDPAU]], [[VaAPI]], e [[XvBA]] respectivamente) o que faz que a comunidade Linux se encontre com um panorama problemático de cara ao futuro, em lugar de centrar-se num único API regular como por exemplo em Windows com DxVA.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/hardware/processadores/intel/aceleracao-video-nvidia-sob-linux/" text="Aceleração de vídeo NVIDIA sob Linux"]

Artigos relacionados

Temas
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio