Ícone do site Tecnologia é Tudo

Review: Sapphire Radeon HD3850 1GB

sapphire logo - Review: Sapphire Radeon HD3850 1GB
Rate this post

Sapphire lançou não faz muito sua versão especial da HD 3850 de AMD/ATi, e aqui temos ela para revisá-la a fundo. Não percam os detalhes desta VGA que inclui, como principal característica, 1GB de vRAM.

Com a HD 3850 de AMD/ATi no mercado faz algum tempo, era coisa de dias para que Sapphire (um dos produtores estrela de VGAs ATi) entregasse sua própria versão modificada e com extras que não podem passar em vão.

Esta vez estamos frente a uma HD 3850 com 1GB de vRAM GDDR3, que seria a grande novidade, e com um presente no bundle que é difícil não se alegrar. Abaixo podemos ver uma tabela comparativa entre algumas das VGAs que comporão este review.

Como sempre os fabricantes procuram a melhor maneira para captar compradores, vejamos como lhe vai a esta VGA.

O PCB da Sapphire Radeon HD3850 1GB, similar ao encontrado nas versões de 512MB, salvo que neste caso as memórias utilizadas são diferentes.

O core RV670Pró, 320 Stream Processors funcionando a 700Mhz e se encontra fabricado a 55nm.

Os chips de memória que monta esta placa, são de fabricação de Qimonda o modelo é o HYB18H1G32AF-10, o qual nos diz que são de um tempo de acesso de 1ns, ademais são do tipo GDDR3. Sendo 8 ao todo, são de grande densidade.

Por último temos a fase de poder, 2 para o GPU e 1 para as memórias Ram, como se pode apreciar, esta se encontra constituída por capacitores electrolíticos e capacitores sólidos. Na esquina superior direita observamos o conector de poder PCie de 6 pines.

O sistema de refrigeração possui aparte do cooler central, um disipador específico para o setor dos MOSFETS, os quais controlam a voltagem e corrente da VGA. Vemos que é um disipador 100% de alumínio.

O cooler principal possui pads de duplo contato para os chips de memória, estes a sua vez estão em contato com a superfície de alumínio do disipador. A parte central é de cobre, isto assegura uma melhor transferência de calor entre o GPU e o disipador. A superfície de cobre é lisa e muito homogénea.

Abaixo vemos a outra cara do cooler, e o primeiro que salta à vista é que possui 2 heatpipes de cobre, conectados às aletas de alumínio que ajudam a dissipar melhor o calor. O ventilador é muito similar aos desenhados por ATi para seus modelos de referência, silencioso quando não há carga máximo (a maior parte do tempo), mas bastante ruidoso ao 100%, como costumam ser estes ventiladores.Este sistema manteve as temperaturas entre 42 graus celcius e 71 graus com potência máxima, este último valor escalou até os 75 graus ao aplicar overclock, o qual veremos abaixo.

Overclock

Usando o software ATiTool conseguimos overclockear a VGA a 783MHz no GPU e 954MHz em memórias. Isto significa um aumento de 11.53% e 15.21% respectivamente, valores respeitáveis, já veremos quanto rendimento extra significa este overclock.

Abaixo vemos os dados entregados pelo software GPU-Z de TechPowerUp, hoje por hoje é O software para saber mais da VGA.

Para revisar e pôr a prova este placa de video, utilizamos o seguinte equipamento:

Hardware

– Intel E6600@E6850 (333×9)
– 2x1GB Corsair PC6400DHX DDR2 @800 5-5-5-15
– HD WD 120GB Sata II
– MSI P35 Platinum
– NVIDIA 8800GT Reference
NVIDIA 9600GT Reference
XFX 8800GS Alpha Dog Ed.
SAPPHIRE Radeon HD3850 1GB
– PSU Thermaltake ToughPower QFan 650W

Software

– Windows Vista Ultimate x86
– Futuremark 3DMark 2006
– GPU-Z 0.1.7
– RivaTuner 2.07
– Gainward ExpertTool
– Call of Duty 4
– Need for Speed Pro Street
– Bioshock
– Unreal Tournament 3
– Half Life 2: Episode 2
– Crysis

Metodología

Os Filtros utilizados foram AntiAliasing 4x e Anisotropic 16x, e estes foram testados nos jogos e nos drivers, já que há jogos nos quais a opção de filtros não se encontra disponível. Como poderão ver utilizamos resoluções de 1280×1024 e 1600×1200 pixeles, resoluções que hoje por hoje são o padrão na gama média-alta.

Para os jogos utilizamos o software FRAPS o qual nos entrega o valor média de FPS num determinado tempo, no entanto, para o jogo Unreal Tournament 3 utilizamos um software de benchmarking especialmente desenhado para ele e para Crysis se usou o benchmark para GPU que traz integrado na instalação.

Abaixo lhes deixamos as capturas de tela de cada jogo com seus settings (clic nas imagens para ver sua versão original):

Resultados

3DMark não é nenhum obstáculo para esta VGA, com um pouco de overclock fica justo por trás da 8800GT de nVidia, se repetirá isto no resto das provas?

COD 4 não é o jogo preferido para esta VGA, fica claramente em último lugar e não se lhe acerca se queira à 8800GS de nVidia. Ainda com overclock os resultados não melhoram do tudo.

Neste pesadísimo jogo de Crytek a HD 3850 se sobrepõe à 9600GT, deixando atrás à 8800GS. No entanto a 8800GT é a ganhadora absoluta.

Neste jogo de Steam, que usa o motor Source com modificações, a HD 3850 se mantém simultaneamente com suas contrincantes 8800GS e 9600GT, com overclock sobretudo.

Nesta última entrega da série Need For Speed, a HD 3850 de Sapphire rende simultaneamente da 8800GS, no entanto com overclock se transforma numa 9600GT mais do testes.

Conclusões

AMD/ATi consegue um produto que calça, em rendimento, justo no mid-range atual, ficando simultaneamente com seus contrincantes de nVidia (em alguns casos).

Sapphire como sempre agrega seu toque extra e nos entrega 1GB de GDDR3 como prato forte. A refrigeração cumpriu sua função obrigado a sua base de cobre e dobro heatpipe. Conquanto às vezes pode ser ruidosa, não usa o espaço extra que precisam outras soluções no mercado e a maior parte do tempo o ventilador se mantém silencioso.

Em rendimento podemos dizer que andou bastante bem, ainda que com o placa sem overclock os resultados não foram destacáveis, ao aplicar overclock a coisa mudou bastante, encontrando-se quase sempre entre a 8800GS e a 9600GT.

Vendo o tema pelo lado econômico, os preços médias baseando-se em NewEgg.com para cada cartão são os seguintes:

Como vemos esta VGA se encontra monetariamente entre a 9600GT e a 8800GT de nVidia, para quem optem por esta VGA terão que o pensar bastante para gasta essa quantidade de dinheiro pelos 512MB que possui como extra, de todas formas não há que esquecer que no bundle encontramos o “Black Box” de Steam, o que de qualquer jeito encarece o produto final.

Pros:
– Overclock
– Refrigeração
– Bundle bem completo
“Black Box” de Steam

Contras:
– Preço

Review por Cristóbal López G. (Kristof_clg) y el equipo de reviews MadBoxPC.com
Marzo del 2008.

Enviado por: Kristof_clg Fuente: http://www.madboxpc.com

Sair da versão mobile