Sony explica remoção do suporte a Linux no PS3

Alyen

Quando anunciou o lançamento da redesenhada e mais barata versão do PlayStation 3, o PS3, há cerca de uma semana, a Sony não mencionou uma mudança menos visível no aparelho: a remoção da possibilidade de instalalação do Linux como um segundo sistema operacional, o que efetivamente dava a possibilidade de transformar o videogame em um (limitado) computador desktop.

ps3 slim dd - Sony explica remoção do suporte a Linux no PS3

Na época a empresa não ofereceu uma explicação oficial para a mudança. Especulação na web apontava para uma medida de redução de custos, já que a manutenção dos “drivers” necessários para o suporte ao Linux, que teriam de ser certificados e testados com cada nova versão do firmware do console, provavelmente seria custosa. Intrigado, o autor do blog Games I Like fez uma pesquisa e encontrou dois posts em listas de discussão, feitos por funcionários da Sony, que confirmam a teoria e aplacam alguns medos dos usuários de versões atuais do console.

Em uma mensagem nos fórums sobre Linux no PlayStation 2 (onde também se discutia o sistema no PS3) uma funcionária da Sony Computer Entertainment (SCE) identificada como “Sarah” afirma que “para continuar a oferecer a opção de instalar um outro sistema operacional (OtherOS, no menu do console) a SCE teria de continuar a manter e atualizar os drivers do hypervisor a cada mudança significativa no hardware – E isso tem um custo para a SCE. Um de nossos objetivos com o novo modelo é passar esta redução de custos ao consumidor, com um preço menor”.

Geoff, em outra mensagem, espanta o medo de que a capacidade de rodar o Linux nos modelos antigos do console seja eliminada em um futuro update de firmware: “Tenha certeza de que a Sony está comprometida em manter o suporte para os modelos vendidos anteriormente que tem a opção “Install Other OS”, e que este recurso não será desabilitado em futuras versões do firmware.”

Apesar do anúncio oficial programar a chegada do console para o mês de setembro, o PS3 já pode ser encontrado em algumas lojas nos EUA, em configuração única com HD de 120 GB e preço sugerido de US$ 299. Em recente coletiva de imprensa em São Paulo para anunciar uma nova linha de TVs, executivos da Sony no Brasil afirmaram que há estudos para trazer o console para o país, e que novidades serão anunciadas “em breve”.

[easy-social-share buttons="facebook,twitter,google,pinterest,print,mail,love" counters=1 counter_pos="insidebeforename" style="button" point_type="simple" url="https://www.tecnologiaetudo.com/geral/sony-explica-remocao-do-suporte-a-linux-no-ps3/" text="Sony explica remoção do suporte a Linux no PS3"]

Artigos relacionados

Temas Sem categoria
Tecnologia é Tudo © 2020 - Todos os direitos reservados.Desenvolvido por Alyen Studio