Ícone do site Tecnologia é Tudo

Aprovada a ampliação para novos domínios

domain name extensions - Aprovada a ampliação para novos domínios
Rate this post

O ICANN, Internet Corporation for Assigned Names and Numbers (ou,Corporação da Internet para Atribuição de Nomes e Números, em português), acaba de ampliar as possibilidades de registro de novos domínios para sites na internet.

De acordo com o coordenador do Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV Direito – Rio, Carlos Afonso Pereira de Souza, que participa do encontro como membro do conselho executivo da representação dos usuários não-comerciais da Internet (non-commercial users constituency), grandes empresas, a exemplo de marcas consagradas como Coca-Cola, Apple e Canon, devem ser as primeiras a registrar os novos domínios para destacarem-se na rede.

Assim, muito em breve, deveremos encontrar sites como .ford, .ibm ou .bmw.

As novas taxas de registro custarão abusivos US$ 185 mil, um valor extremamente elevado que deve ser um impeditivo para uma corrida em massa à novidade. Para a ICANN, este fator deve reduzir, também, a possibilidade de registros fraudulentos.

O anúncio gerou certa controvérsia por indicar que nova regulamentação permite a possibilidade de o órgão opor-se ao registro de domínios que afetem a moralidade e a ordem pública.

“A diversidade cultural dificulta a adoção de parâmetros uniformes e poderá gerar conflitos envolvendo expressões que são proibidas em um certo país, mas não em outro”, afirma Carlos de Souza. Garantir um espaço de liberdade de expressão nos endereços da internet deverá ser um grande desafio para o futuro, acredita.

“Esta é a maior mudança de nomes de domínios já realizada desde a fundação do dotcom, há 26 anos”, afirmou Theo Hnarakis, diretor do IT Digital Brand Services de Melbourne, de acordo com o site Economic Newspaper.

Via geek.com.br

Sair da versão mobile